• Entrar
  • Cadastrar
Clima seco e racionamento de água: essas são as dicas para economizar sem prejudicar a saúde
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Cidades do interior de São Paulo decretam racionamento de água por causa da falta de chuva e excesso de queimadas

Clima seco e racionamento de água: essas são as dicas para economizar sem prejudicar a saúde

Veja as dicas para economizar água durante o clima seco e calor sem prejudicar a saúde (Créditos: Canva) 

O calor e o clima seco tomaram conta do Brasil nos últimos dias, e a previsão não apresenta melhora para os próximos dias. Diante desse cenário, diversas cidades do interior de São Paulo decretaram racionamento de água para a população em sistema de rodízio, enquanto outras como Rio Preto irá decidir na próxima terça-feira (17).

O racionamento de água já atua em Vinhedo, município do interior paulista, desde maio de 2024, também em sistema de rodízio, com aplicação de multa de R$663 para quem desperdiçar, com chances de dobra no valor caso não seja a primeira vez. Tudo isso impacta diretamente no dia a dia da população brasileira, que precisa adequar o consumo de água. Para te ajudar, o TudoGostoso preparou um guia com dicas de como economizar água durante o tempo seco sem prejudicar a saúde.

Como economizar água durante o tempo seco: confira as dicas

Atualmente, o consumo de água aumentou em diversas regiões do Brasil não só por conta do calor e do clima seco, mas por causa das queimadas que estão acontecendo em diversos estados.

Para apagar o fogo, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros têm precisado abastecer os caminhões-pipa mais do que o costume. Além disso, os habitantes de cidades como Jundiaí, Atibaia, Bauru, Vinhedo e Sorocaba estão gastando mais água para lavar as casas por causa da fuligem que tomou conta. Porém, para respeitar o racionamento e o rodízio, é possível realizar as tarefas diárias de forma a economizar água, seguindo algumas dicas.

1) Não lave a casa e calçada com mangueiras e baldes de água

A gente sabe que a fuligem não incomoda só pela sujeira, já que ela pode prejudicar a saúde, principalmente as vias respiratórias. Por isso, é muito importante removê-la das superfícies externas da casa e carro. No entanto, você não precisa jogar baldes de água ou ligar a mangueira para isso, sabia?

Para economizar água e ainda assim manter o ambiente limpo, você pode umedecer flanelas para remover o grosso das janelas, mesas, cadeiras, carros e demais superfícies ao redor de sua casa.

Para o chão e calçada, utilize uma pequena quantidade de água com sabão, no máximo 200 ml de água, e molhe bem um pano de chão ou um esfregão. Depois, é só esfregar o chão e usar a mesma quantidade de água limpa para lavar.

Assim, você consegue manter o ambiente limpo dentro do possível sem desperdício.

2) Tome banhos curtos

Nada melhor do que um banho longo depois de um dia cansativo, não é mesmo? O problema é que ele é muito prejudicial para o planeta, gastando uma quantidade de água desnecessária para manter o corpo limpo. Dessa forma, tome banhos curtos e rápidos de forma eficaz. Quem tem cabelo comprido, sabemos que demora um pouco mais; então, enquanto passa o xampu e o condicionador, desligue o chuveiro. Pode parecer trabalhoso e inútil, mas confie, você estará economizando bastante água com uma atitude simples.

Esse mesmo método deve ser aplicado quando lavamos as mãos e escovamos os dentes!

3) Use lenços umedecidos com álcool 70%

O álcool 70% é um grande aliado da limpeza, inclusive das mãos, sendo um ótimo investimento nesse momento de racionamento de água. É claro que ele não substitui a lavagem das mãos completamente, mas ele ajuda a mantê-las limpas sem gastar água.

4) Cozinhe os vegetais refogados, no vapor, no micro-ondas ou na airfryer

Alguns vegetais como cenoura, couve-flor, brócolis e batata são cozidos na água quente com sal por uma boa parte das pessoas. Porém, eles também podem ser feitos refogados, no vapor, no micro-ondas ou na airfryer usando pouca ou nenhuma água.

O TudoGostoso já ensinou como cozinhar batata no micro-ondas, por exemplo, e você também pode prepará-la assada sem realizar o pré-cozimento. Fica uma delícia do mesmo jeito, pode confiar!

Seguindo essas dicas simples, você consegue economizar água, fazendo a sua parte para impedir que outras pessoas fiquem sem acesso. Não deixe de compartilhar esse conteúdo com os amigos e familiares para que eles possam fazer o mesmo!

Veja mais:

Como economizar água na limpeza da casa: dicas simples para a faxina

Temas relacionados