O abacate é um fruto rico em benefícios e também versátil nas receitas com abacate que vão de vitamina de abacate até avocado toast. Para ficar melhor ainda, só se tiver um pé de abacate em casa para comer o fruto quando quiser! Quem não tem um jardim e adora a ideia de ter uma horta em casa pode achar que só dá para plantar temperos e outras plantas pequenas, mas a verdade é que dá para plantar abacate em vaso sem precisar de um quintal grande!
Plantar abacate em vaso é uma ótima alternativa para cultivar o alimento sem depender de um jardim. Com os cuidados certos na hora de plantar, você ainda pode ter um abacateiro dando frutos em menos de 1 ano! Descubra no TudoGostoso como plantar abacate em vaso e fazê-lo dar frutos em poucos meses.
Como plantar abacate em vaso?
O abacateiro na natureza pode virar uma grande árvore, mas você pode manter um pé de abacate em tamanho médio e que já dá frutos cedo só com um caso. Você deve começar com uma muda. Pode ser feita por conta própria ao plantar um caroço de abacate em um copo de água e depois deixando-o crescer em vasos menores, ou comprando uma muda existente.
O importante para que o abacateiro dê fruto logo é que a muda seja de enxerto, ou seja, de uma mescla com raiz nova de um caroço e galho de uma muda já frutífera, que acelera a produção. Para fazer o enxerto basta amarrar um galho de um abacateiro crescido no galho inicial das primeiras fases de crescimento da raiz do caroço de abacate.
Quando o enxerto estiver mesclado na planta e a muda estiver bem estabelecida, mas ainda sem florescer, pode passar para o vaso final para cultivar seu pé. Use um vaso grande, de cerca de 30 cm de diâmetro, com furos no fundo para permitir a drenagem, fundamental para evitar pragas de fungos que atacam abacateiros. Para não cair terra pelos buracos, bote uma folha de papel toalha no fundo.
Bem no fundo, bote um pouco de argila expandida, isopor, brita, cacos de telha ou o que tiver. Esses grãos mais grossos ajudam na drenagem do fundo. Por cima, bote uma camada boa de areia grossa própria para a jardinagem, mais porosa e que previne a compactação da terra. Depois use o seu substrato de preferência. A sugestão é misturar uma parte de areia com 2 ou 3 partes de uma terra nutritiva com esterco ou com compostos ricos. Misture também algumas colheres de um bom adubo no substrato para ajudar no crescimento.
Transfira a muda de abacate no novo vaso, tirando um pouco da camada externa da terra original se for necessário. Complete o entorno e o topo do vaso com mais da terra misturada e mais algumas colheres de adubo por cima. Aperte muito bem com as mãos para a terra compactar e unir a terra da muda com a nova que usou. Por cima, coloque mais da argila expandida, cascalho ou ou que tiver usado no fundo.
Como cuidar de um abacateiro?
Na primeira rega, assim que plantar, coloque bastante água até molhar toda a argila e a terra embaixo toda e sobrar, quase alagando e chegando a transbordar. Deixe a terra absorver esse excesso de água e repita o processo mais uma vez, com cuidado para não sobrar água não retida pelo solo.
A longo prazo, você vai precisar regar o vaso com o abacate 1 vez por dia. Em lugares e épocas com clima mais seco, pode ser necessário regar 2 vezes por dia. De 15 em 15 dias você deve também adicionar mais adubo na terra, pode usar a mesma de antes e misturar por cima da terra antes da rega do dia.
Como fazer o melhor adubo para plantas?
Para o pé de abacate dar frutos rapidamente, ele precisa ser bem rico em minerais para a planta. A dica é usar um adubo orgânico feito com ingredientes simples de casa. Um bom exemplo é a mistura de casca de banana, cinzas de carvão e casca de ovo! Para fazer essa mistura, corte o cabo de um cacho de banana e a ponta escura da casca da fruta (os dois extremos da fruta) e deixe secar no sol por 1 semana.
Depois triture no processador de alimentos ou no liquidificador e separe as “palhas” para ficarem bem soltas. Adicione cinzas de carvão ou madeira (pode ser a do churrasco ou da lareira se tiver) e também um pouco de casca de ovo como fertilizante, seca e triturada até virar uma farinha. Casca de cebola e casca de batata são outras opções de fertilizantes riquíssimos para usar.
Misture tudo com as mãos para as palhas da banana absorverem e espalhe na planta conforme indicado. Com essas dicas, seu pé de abacate dará fruto em dois tempos, em cerca de 6 a 12 meses já vai poder tirar proveito do abacate quando quiser.
Veja mais:
Você sabia que o caroço do abacate rende um chá cheinho de benefícios? Saiba como fazer!
15 fatos apetitosos sobre o abacate: os dois últimos vão te surpreender
Os três produtos que devem ser usados no pé de pimentão para acelerar o crescimento da planta