
O caroço do abacate que seria descartado pode virar um abacateiro para quem tem jardim (Créditos: Shutterstock)
Não é todo mundo que tem esse privilégio, mas quem tem um bom quintal em casa pode aproveitar o espaço para fazer desde uma horta em casa até cultivar plantas que afastam mosquitos. É uma maneira inteligente de colorir o espaço verde ao redor da sua casa com plantas que ainda são úteis para a sua rotina. Além de plantar temperos e cultivar um tomateiro, você pode criar até um abacateiro em casa e tudo que você precisa é do caroço do abacate que costuma muitas vezes ir para o lixo.
Para muita gente o caroço de abacate pode ser usado para fazer chás, mas quem tem um espaço verde razoável e adora comer abacate para aproveitar seus benefícios pode aproveitar para ter sua própria produção do fruto. Assim, você poderá dar aquele toque de frescor e carinho em todas as suas receitas com abacate favoritas! Aprenda no TudoGostoso como plantar um caroço de abacate do jeito certo para ter um abacateiro riquíssimo em casa.
Como plantar um caroço de abacate?
Plantar um caroço de abacate para virar um abacateiro é muito fácil, e em alguns casos só de colocar na terra tem alguma chance de funcionar. Mas, para garantir o sucesso do seu abacateiro, é importante ter alguns cuidados, a começar pela hora de escolher o abacate inicial. Não basta pegar o caroço de qualquer fruto. Prefira usar a semente de um abacate bem maduro e macio, pois ele terá mais chances de sucesso. Abra o abacate normalmente, cortando em torno do caroço com cuidado para não danificá-lo, e tire o caroço com uma colher. Em seguida, tire a casca que cobre o caroço, puxando com a mão até sair.
Agora, é importante identificar onde é a parte debaixo do caroço. A parte que deve ficar para baixo é a que já tem um "biquinho", normalmente saindo de uma rachadura. Em abacates mais maduros, o começo da raíz pode estar se desenvolvendo. A parte mais arredondada fica, então, por cima. Segurando na posição certa, use palitos de madeira, pode ser palito de dente, de churrasco, ou o que tiver, para espetar nas laterais quase formando um sinal de "+" com o caroço no meio.
Bote a semente apoiada em um copo de vidro com boca grande o suficiente para caber o caroço e os palitos ficarem apoiados na borda. Copos transparentes são melhores para poder ver o desenvolvimento sem precisar tirar do copo. Encha o copo de água até o topo, de forma que pouco mais da metade do caroço fique na água, e o resto fora. Coloque esse copo com o caroço em uma janela com sol e espere alguns dias para começar a formar as raízes.
Em poucos dias vai ter suas primeiras raízes e o início do broto. Se, durante o desenvolvimento, a planta formar dois brotos, corte um deles para que a planta foque suas energias apenas em um broto. Após cerca de 1 mês, terá raízes longas preenchendo o copo e o broto terá suas primeiras folhas.
Como cuidar da muda de um abacateiro?
Após o caroço desenvolver o broto por completo, já pode plantar em um vaso. Pegue um vaso grande e coloque sua mistura de terra e fertilizante até pouco mais da metade. Depois pegue o seu broto, tire os palitos do caroço e acomode no vaso enquanto completa com terra sem danificar as raízes até chegar ao topo e cobrir o caroço por completo. Regue bem para deixar a terra úmida.
Deixe a muda em local arejado e com sol, mas sem ventos muito fortes. Deixe no vaso por alguns meses, regando sempre, até as raízes não caberem mais no vaso e o broto tenha crescido pelo menos um metro com bem formadas e grandes. Nesse ponto, pode transplantar para o local final no solo do seu jardim e continuar cuidando do seu abacateiro. Um abacateiro é um investimento a longo prazo, já que começa a dar frutos só depois de 3 a 5 anos, mas, para quem tem uma casa com quintal e adora abacate, o esforço vale a pena.
Veja mais:
15 fatos apetitosos sobre o abacate: os dois últimos vão te surpreender
Como fazer o abacate amadurecer mais rápido?
Esse benefício secreto do abacate (que poucos sabem!) é muito bom pra saúde