• Entrar
  • Cadastrar
Preço do azeite vai melhorar em fevereiro? Entenda o que está acontecendo

Para quem não está entendendo nada, TudoGostoso vem explicar se o preço do azeite de oliva vai continuar aumentando e por que está tão alto! 

Entenda o que está acontecendo para o azeite estar tão caro! (Créditos: Shutterstock)

O azeite de oliva é um dos alimentos que mais teve aumento de preços nos últimos tempos, fato que tem preocupado bastante todo mundo. Não é mais nenhuma surpresa chegar no mercado e se deparar com garrafas de azeite batendo os R$40. Desde 2023 que o TudoGostoso alerta sobre o preço do azeite, e desta vez seguimos sem novidades: o azeite de oliva vai continuar caro em fevereiro. Vem que a gente te explica o que está acontecendo e como substituir esse ingrediente na sua alimentação.

O preço do azeite vai cair em 2024?

Não, o preço do azeite não vai cair em 2024, e só tende a aumentar. Por isso, a dica é fazer estoque se você encontrar um azeite de boa qualidade com uma data de validade longa. Lembre-se de guardar o azeite de oliva em local seco e longe de claridade, como dentro de armários.

Por que o azeite está tão caro?

O motivo para o azeite estar tão caro é mais simples do que você imagina. As secas que têm assolado a Europa, continente que representa 90% da exportação mundial do óleo, estão prejudicando a produção da azeitona. Com isso, a quantidade de azeite produzida por safra é muito pequena, e como há uma demanda muito alta, o preço dispara. Até mesmo nos países que mais produzem azeite, como Portugal, Espanha, Itália e Grécia, o preço do produto aumentou significantemente.

Não há perspectiva de melhora neste primeiro semestre de 2024 por causa das previsões meteorológicas. Ainda que tenha chovido muito na Europa nos últimos meses, ela não foi suficiente para melhorar o estrago feito pela seca.

Como substituir o azeite nas refeições

Para não te deixar na mão nesse momento, o TudoGostoso ensina como substituir o azeite nas refeições e ainda assim preparar pratos cheios de sabor.

Para refogar e grelhar

Substituir o azeite de oliva nos refogados e grelhados é superfácil, e existem várias alternativas mais acessíveis no mercado: margarina, manteiga, azeite de dendê, óleo de soja e banha de porco. Até o óleo de coco pode ser uma opção se você conseguir encontrá-lo por um bom preço.

Para fritar

O azeite já não é um tipo de óleo muito indicado para fazer frituras, então ele não irá fazer tanta falta durante este preparo. Neste caso, o mais indicado são óleos que tenham ponto de fumaça mais alto, como o óleo de soja.

Para temperar

Para temperar carnes e fazer marinadas, você pode substituir o azeite de oliva por manteiga ou margarina. Elas irão garantir que o ingrediente fique suculento, macio e tão gostoso quanto!

Para saladas

A maior dificuldade de substituir o azeite está nas saladas, que ficam uma delícia com esse ingrediente que todo mundo ama. Nesse caso, você pode usar a manteiga de garrafa ou preparar molhos caseiros que não precise de azeite, como molho de iogurte ou mostarda e mel.

Veja mais:

Guia para escolher o azeite ideal para sua dieta

Temas relacionados