
Resolva o problema de prisão de ventre consumindo essa fruta duas vezes por dia (Foto: banco de imagens Canva)
Se você sofre de constipação e acredita que o mamão e a ameixa sejam as melhores frutas laxativas para soltar o intestino, talvez é porque ainda não saiba o importante efeito do kiwi no organismo e seus benefícios.
Essa fruta é uma verdadeira aliada do trato digestivo porque contém fibras e uma enzima digestiva que contribui para o equilíbrio da microbiota intestinal.
De acordo com o médico gastroenterologista Gustavo Lima (@drgustavolimagastro), estudos mostram que o kiwi é superior à ameixa na função de laxante natural. O especialista explica como consumir a fruta para obter melhores efeitos.
Quantos kiwis consumir para melhorar a constipação?
Você certamente consome ameixa e mamão regularmente quando está com problema de constipação. Essas frutas são muito conhecidas pelos seus poderes laxantes.
No entanto, o consumo de kiwi ajuda nos casos de prisão de ventre de forma mais eficaz: "A gente tem estudos muito bons. Comer dois kiwis todos os dias vai ajudar pelo menos 70 a 80% dos pacientes com constipação."
- O kiwi é uma fruta rica em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam a regular o intestino e a prevenir a constipação. As fibras solúveis aumentam a massa fecal, já as insolúveis promovem o movimento intestinal;
- A enzima digestiva actinidina presente no kiwi ajuda a melhorar o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal. Essa enzima também ajudar a restabelecer o equilíbrio da microbiota intestinal, ao estimular o crescimento de bactérias benéficas.
- O kiwi pode atuar como um probiótico, alimentando as bactérias benéficas do intestino, por isso o consumo de dois kiwis por dia pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de pacientes com constipação intestinal e síndrome do intestino irritável (SII).
Mas não significa que você deva abolir a ameixa do cardápio. O gastroenterologista afirma que você pode alternar o kiwi com a ameixa e com o mamão. E ele sugere ainda incluir a pitaya.
Médico indica um suplemento natural para combater a constipação
Uma outra dica valiosa do especialista é incluir um suplemento natural que também ajuda a controlar a constipação: o psyllium.
"O psyllium é uma fibra solúvel e eu recomendo começar com uma colher de sopa todos os dias. Mas beba água direito! Se você tomar o psyllium e não beber água, só vai ganhar uma barriga inchada depois", alerta.
Veja mais!
Quais são os benefícios do suco de kiwi com limão?
Suco para prisão de ventre: mistura de frutas ajuda a soltar o intestino e ainda melhora a digestão