Você sabe para que serve o psyllium e qual a forma certa de tomar? Essas sementes são o assunto do momento e muita gente ainda não conhece os seus benefícios. Ela virou queridinha das dietas e de quem procura investir em hábitos saudáveis na alimentação.
De acordo com o nutricionista João Muzzy (nutrijoaomuzzy), o psyllium é um ótimo aliado da saúde do intestino, por ser fonte de fibras, e da dieta. "Ajuda na saciedade, ajuda a fazer cocô bonito todos os dias, ajuda a reduzir o colesterol ruim, ajuda a reduzir a glicemia, só tem benefício!", resume ele.
Saiba mais detalhes sobre essa semente poderosa e veja dicas do nutri sobre como utilizar o psyllium na alimentação.
O que é Psyllium e quais são os seus benefícios?
Para quem já ouviu falar, mas não sabe ao certo para que serve, o psyllium nada mais é do que uma fibra solúvel que tem como algumas das principais características o seu efeito laxativo e alta quantidade de fibras. Por este motivo, ele contribui para a saúde intestinal e cardíaca, assim como a perda de peso.
Conforme já citado pelo nutricionista, dentre os benefícios psyllium, ele ajuda a equilibrar os níveis de colesterol ruim e faz parte do grupo de alimentos que ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
Qual a forma certa de tomar psyllium?
De acordo com o nutricionista, o modo de consumir o alimento não tem mistério. Ele sugere incluir no horário do lanche da tarde. "Você pode incluir em um copo de iogurte natural, e se estiver em processo de emagrecimento, opte pelo desnatado. Inclua 10 gramas de psyllium e adicione umas frutas. É uma excelente forma de aumentar as fibras do seu dia", afirma o especialista.
Ele só alerta sobre a importância de não deixar a ingestão de água esquecida. "Lembre-se que você vai aumentar, e muito, a fibra usando o psyllium, então tem que aumentar água. Pelo menos 2 litros de água por dia", aconselha.
Entenda como o psyllium beneficia a saúde do intestino
Essas sementes têm a capacidade de absorver maior quantidade de água (as fibras do psyllium podem aumentar em até 20 vezes em contato com a água) e isso contribui para manter o intestino mais hidratado.
Com a melhora da hidratação, há uma melhora dos movimentos peristálticos (ou intestinais) e esse processo ajuda no trânsito intestinal. E isso não está relacionado a um possível aumento dos gases porque essas sementes ajudam a promover o equilíbrio intestinal.
Saiba quais são os benefícios do psyllium para o coração
Ingerir fibras solúveis pode ajudar a equilibrar os níveis de colesterol, algo que é vital para pessoas com mais de 50 anos. Um estudo concluiu que ingerir sementes de psyllium diariamente durante seis semanas seguidas é eficaz para redução do colesterol em pessoas obesas ou com excesso de peso.
Outros estudos apontam que ingerir fibras regularmente, como as presentes no psyllium, pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas. O psyllium ajuda a reduzir a pressão sanguínea e os níveis lipídicos, fortalecendo o músculo cardíaco.
É verdade que o psyllium emagrece?
O uso do psyllium costuma ser muito associado à perda de peso. Mas de que forma ele pode ajudar no emagrecimento? Não é nenhum tipo de efeito milagroso. Tudo se explica por causa da presença de fibras.
A fibra tem o poder de absorver mais facilmente os líquidos do organismo e essa semente, em contato com a água, ajuda a dar uma sensação de saciedade, ou seja, contribui para que você tenha menos fome.
Mas atenção! Se o seu desejo é incluir o psyllium na rotina alimentar com o objetivo de emagrecer, procure um especialista, que pode ser um nutrólogo ou nutricionista, para dar a melhor orientação de perde de peso.
Veja mais!
Mascar chiclete reduz o apetite? Descubra se hábito é aliado ou vilão da dieta.
Alimentos que aumentam a saciedade: veja o que comer para evitar a fome fora de hora.