• Entrar
  • Cadastrar
Efeito em 6 semanas: Harvard elege alimento que retarda o envelhecimento se consumido diariamente

De acordo com estudo de Harvard, a cúrcuma pode desempenhar um papel importante na proteção contra o envelhecimento precoce e outros danos causados pelos radicais livres. 

Efeito em 6 semanas: Harvard elege alimento que retarda o envelhecimento se consumido diariamente

Estudo da Universidade Americana mostra os efeitos da cúrcuma no combate ao envelhecimento precoce. (créditos: Shutterstock)

 

Há anos o ser humano tenta encontrar um jeito de combater o envelhecimento. Entretanto, envelhecer é uma condição natural e não temos para onde correr. Porém, é possível retardar seus efeitos investindo em um estilo de vida mais saudável, a começar pela alimentação. Um dos maiores aliados na prevenção do envelhecimento é a cúrcuma. É o que afirma um estudo desenvolvido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, o consumo diário do alimento desempenha um papel importante na proteção contra os radicais livres, principais responsáveis pelo aparecimento precoce dos sinais da idade.

Saiba mais sobre os benefícios da cúrcuma e como o tempero contribui para a saúde do corpo e contra o envelhecimento precoce.

Efeitos antioxidantes da cúrcuma combatem o envelhecimento precoce do corpo e da pele

A cúrcuma é uma planta da família do gengibre que é utilizada na culinária e na medicina tradicional de diversas culturas pelo mundo. Também conhecida como açafrão-da-terra, a especiaria possui um composto bioativo chamado curcumina, que é responsável pela sua cor amarelo-brilhante e por suas poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

De acordo com o estudo desenvolvido pelos pesquisadores de Harvard, o consumo regular da cúrcuma auxilia na proteção do DNA celular, o que é crucial para a prevenção do envelhecimento precoce e de outras condições relacionadas à ação dos radicais livres no organismo. São essas moléculas que provocam o chamado estresse oxidativo, um desequilíbrio que causa uma série de desordens no metabolismo e destroem as fibras de colágeno e elastina, levando a formação de rugas e outros sinais da idade.

Além disso, o estudo mostra que a curcumina estimula a atividade de enzimas antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e reduzem as inflamações no corpo. Segundo os pesquisadores, a partir da sexta semana já é possível observar os benefícios do alimento.

Como consumir cúrcuma?

A cúrcuma é um ingrediente versátil que pode ser consumida de diversas maneiras. Ela pode ser adicionada junto a outros temperos para o preparo de pratos ensopados, saladas, sopas e arroz. A especiaria também pode ser utilizada em marinadas para frango ou peixe para acrescentar mais sabor à refeição.

A cúrcuma também possui a versão como suplemento alimentar em cápsula e comprimido. Nesse caso, o consumo deve ser feito somente com orientação médica para saber as doses certas de acordo com seu estado de saúde.

Veja também:

Chá famoso como potente antioxidante e anti-inflamatório é proibido pela Anvisa
A cúrcuma é um ANTIOXIDANTE sensacional para o corpo, mas ela só funciona se você tomar essa atitude
Aprenda a fazer um delicioso arroz com cúrcuma: tempero deixa o acompanhamento rico em nutrientes

Temas relacionados