A avelã ficou muito conhecida como ingrediente de doces por causa de cremes de avelã com chocolate como Nutella e gianduia, mas esse alimento é muito mais do que um aliado em sobremesas deliciosas. A avelã é uma oleaginosa, muitas vezes chamada de semente do bem por ser um fruto com muitos nutrientes e gordura boa, justamente o que a torna excelente nos cremes.
Mas quando deixamos os doces de lado e consumimos a avelã pura, seja crua ou torrada, conseguimos extrair todos os benefícios poderosos dela para o nosso corpo. E, acreditem, só tem vantagens! Descubra no TudoGostoso quais são os benefícios da avelã e comece a incluí-la na sua alimentação de maneira saudável.
Quais são os benefícios da avelã
Para aproveitar os benefícios naturais da avelã, você não precisa de muito trabalho. É só tirar a casca e comer puro ou torrar no forno por alguns minutos se quiser que ela fique mais crocante.
Controla o açúcar no sangue
A quantidade de glicose que o nosso corpo digere é definida na digestão. Ao consumir alimentos que possuem fibras, como a avelã, seu organismo consegue controlar melhor a absorção de açúcar, evitando os picos de glicose. Além das fibras, a avelã também tem magnésio e ácido oleico, ambos que são associados à produção de insulina. Por causa disso, a avelã pode ser um lanche bem saudável para quem tem diabetes (mas não é para se encher de creme de avelã cheio de açúcar, viu!).
Fornece energia
Não se engane, a avelã é um alimento gorduroso. Mas isso não precisa ser algo ruim! O ingrediente tem o que é chamado de gordura boa,que ajuda inclusive na redução do colesterol ruim, o LDL. Como nosso corpo ainda precisa de gordura como “combustível” para o dia a dia, apostar na avelã é uma boa opção para suprir essa necessidade e ficar saciado sem afetar a dieta.
Ajuda a desacelerar o envelhecimento
A vitamina E é a mais presente nas avelãs e ela é justamente rica em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células. Um consumo constante de vitamina E consegue ajudar a manter a pele como nova e muito mais. Como esse “rejuvenescimento” afeta todas as células do corpo e não apenas das da pele, ainda é possível manter o corpo “renovado” para se prevenir e combater doenças.
Fortalece a memória
“Mente sã em corpo são” também vale para a avelã. Ela é rica em magnésio, zinco e ácido fólico, todos conhecidos por atuarem no bom funcionamento do sistema nervoso. Por causa disso, consumir avelã pode ajudar a preservar melhor as memórias e também a dar um impulso no aprendizado de novas informações com vantagens para todas as idades.
Facilita a digestão
Já falamos sobre como a avelã tem fibras anteriormente. E não é nenhuma novidade que as fibras são essenciais para a digestão de tudo que consumimos. O alto teor de fibras da avelã mantém o sistema digestivo funcionando bem para aproveitar ao máximo os nutrientes do que comemos e ainda descartar corretamente o que é “lixo” para o nosso corpo. Além disso, os prebióticos naturais da avelã promovem uma boa flora intestinal para evitar desconfortos de problemas digestivos.
Veja mais:
Nutella saudável para comer sem culpa: receita caseira fácil garante os benefícios da avelã e do mel e é gostosa demais!
Suflê de creme de avelã com três ingredientes é receita de MasterChef fácil de fazer que você vai querer comer hoje
Amêndoa, nozes ou pistache: qual é a nut com mais benefícios à saúde, segundo a ciência