• Entrar
  • Cadastrar
O que é gianduia? É a mesma coisa que Nutella? TudoGostoso explica a diferença e ensina a fazer essa delícia em casa

Elas podem ser parecidas, mas a gianduia e a Nutella são diferentes e aqui você aprende do que são feitas e como usar essas delícias

O que é gianduia? É a mesma coisa que Nutella? TudoGostoso explica a diferença e ensina a fazer essa delícia em casa

A gianduia e a Nutella tem pontos em comum, mas ainda tem as suas diferenças (Créditos: Shutterstock/AmbrosiniV, Iaroshenko Maryna)

Em época de Páscoa quando vemos chocolate para todos os lados, você muito provavelmente já se deparou com algum bombom com recheio de creme de gianduia, uma barra de chocolate de gianduia ou até um licor de gianduia. Mas o que seria esse sabor que está em alta na Páscoa e é misterioso para muitos?

As imagens de avelãs nas embalagens e o gosto familiar fazem muita gente confundir gianduia com Nutella, mas será que elas são a mesma coisa? O TudoGostoso responde essa pergunta, explica o que é gianduia e ainda dá a receita do sucesso para fazer essa delícia em casa.

O que é gianduia?

Gianduia ou gianduja é uma mistura de chocolate e creme de avelã que pode ser em forma de pasta ou de sólido em barras e doces. A combinação original é bem precisa nas suas proporções: são 70% de chocolate e 30% de avelã. A ideia deliciosa de unir esses dois ingredientes veio dos donos de uma fábrica de chocolate italiana chamada Caffarel e que fica em Turim, na região de Piemonte.

Dizem que naquela região em particular já era comum misturar chocolate e avelã por causa da escassez do chocolate durante períodos de guerra e também pelos benefícios da avelã, energética e repleta de cálcio e fibras. Mas foram os “chocolatiers” da Caffarel que foram os responsáveis pela popularização da combinação específica pelo mundo. O nome gianduja foi dado em referência a um personagem da Commedia Dell’Arte, o teatro italiano que inspirou até o Carnaval brasileiro.

Na peça existe um personagem chamado gianduja que representa a cidade de Turim. Ele é sempre alegre e carrega com ele um “duja”, um tipo de pote ou caneco cheio de bebida. Os chocolatiers da Caffarel escolheram esse nome para a feliz mistura de chocolate com avelã que eles usavam nos bombons triangulares chamados de gianduiotto que ganharam o público.

Qual é a diferença entre gianduia e Nutella?

Se gianduia é chocolate com avelã, é a mesma coisa que Nutella? A resposta é sim e não. A Nutella surgiu de um tipo de gianduia, mas a diferença está na composição. Uma gianduia tradicional é feita com 70% de chocolate, 30% de avelã e nada mais. É até possível mudar a proporção de acordo com a textura que quer alcançar e ainda ser uma gianduia, mas sem muitos outros ingredientes na conta. Além disso, a gianduia era, inicialmente, um chocolate sólido e não uma pasta.

Já a Nutella surgiu exatamente como um tipo de gianduia mais cremoso. A primeira versão desse produto que ganhou o mundo era chamada de “supercrema gianduja”. Depois de alterações na composição e adição de ingredientes como óleo vegetal e conservantes, ela se afastou ainda mais do doce tradicional e ganhou o nome de Nutella. Ou seja, de certa forma a gianduia é a Nutella original.

No sabor elas são bem parecidas, mas a Nutella é mais doce enquanto a gianduia tem um gosto mais marcado de avelã. É mais comum encontrar gianduia em barra ou bombom, mas hoje em dia também existem as pastas de gianduia que competem com as receitas com Nutella. Já o licor de gianduia, também muito conhecido por aí, tem esse nome por ser uma mistura de licor de chocolate e de avelã.

Como fazer gianduia em casa?

A gianduia é uma delícia, mas é mais comum em produtos importados que podem ser bem caros. Se você ficou com vontade de experimentar gianduia, a solução pode ser fazer em casa para comer com pão ou usar no seu chocolate caseiro. Coloque 80 g de açúcar em uma panela até derreter, adicione 120 g de avelã e caramelize. Despeje as avelãs caramelizadas em uma assadeira até esfriar e endurecer para então triturar em um processador de alimentos ou liquidificador até formar uma pasta de avelã.

Derreta 300 g de chocolate (pode ser meio amargo, ao leite ou uma mistura dos dois) e misture com a pasta de avelã até ficar bem uniforme. Você pode usar da forma cremosa como está ou colocar em uma forma de chocolate ou fundo de uma assadeira forrada com papel manteiga e levar para a geladeira até endurecer. Corte em pedaços se necessário e coma quando quiser! Para provar a combinação você também pode fazer doces de gianduia, como uma torta gianduia com massa de avelã e cobertura de chocolate.

Veja mais:
Qual o melhor tipo de chocolate para fazer OVO DE PÁSCOA?
Nutella saudável para comer sem culpa: receita caseira fácil garante os benefícios da avelã e do mel e é gostosa demais!
Como fazer chocolate de panela com Nescau: uma receita simples que só comendo pra entender

Temas relacionados