
Descubra qual fruta popular é capaz de reduzir os níveis de colesterol em até 5%. (créditos: Shutterstock)
As doenças cardíacas correspondem a cerca de 30% das mortes no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, estima-se que 14 milhões de pessoas no país convivem com alguma enfermidade cardiovascular. Um dos principais fatores de risco para problemas no coração é o colesterol alto, uma condição causada pelo excesso de gordura no organismo.
A melhor maneira de reduzir as taxas de colesterol é manter uma alimentação saudável. Segundo um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, entre os alimentos mais benéficos para a saúde do coração está uma fruta muito comum na casa dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, comer duas unidades dessa fruta por dia ajuda a reduzir em 5% as taxas de colesterol total e os níveis de LDL, popularmente conhecido como “colesterol ruim”.
Quer saber que fruta é essa? Descubra a seguir.
Como duas unidades dessa fruta diariamente e reduza os riscos de doenças cardiovasculares no futuro
Comer duas maçãs (ou cerca de 340g) por dia traz ajuda a reduzir em 5% as taxas de colesterol total e os níveis de LDL. Para chegar a esse resultado, os cientistas acompanharam os hábitos alimentares de 40 pessoas, entre homens e mulheres, com colesterol um pouco acima do ideal. Após oito semanas, os pesquisadores notaram a queda nas taxas de colesterol total e LDL entre as pessoas que consumiam maçãs. Um dos principais motivos é a grande quantidade de fibras encontradas na fruta, em especial a pectina.
A pectina é uma fibra solúvel que impede a absorção de gorduras no intestino e melhora o metabolismo do colesterol. Assim, o consumo de alimentos que contenham essa fibra ajudam reduzir os níveis de colesterol LDL ("ruim") no sangue em até 5%, o que também reflete nas taxas de colesterol total. A pectina ainda fortalece a microbiota intestinal e evita a absorção excessiva de gorduras pelo organismo.
Os cientistas também atribuem a presença de compostos fenólicos na maçã como outro fator que influencia na redução do colesterol. Isso porque esses compostos têm ação antioxidante que auxiliam na redução dos níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, placas de gordura que se acumulam na corrente sanguínea. Além disso, os antioxidantes também aumentam o HDL, ou seja, a maçã não apenas combate o colesterol ruim, mas também melhora os níveis do colesterol bom.
O que é colesterol?
Existem dois tipos de colesterol: o HDL e o LDL. O primeiro, também conhecido como bom colesterol, é responsável pela eliminação do colesterol do sangue e das artérias. Já o LDL transporta o colesterol do fígado para as células. Quando produzido em excesso, ele leva ao acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, levando à formação de placas. A soma dos dois tipos de colesterol formam o colesterol total.
O colesterol não é um vilão da saúde, pelo contrário, ele é importantíssimo para diversas funções. Ele auxilia na formação de membranas celulares, sínteses de hormônios e na metabolização de vitaminas. No entanto, quando o LDL está em níveis acima do recomendado, há risco de entupimento das artérias e, consequentemente, aumenta as chances de doenças cardiovasculares.
Veja também:
Conheça os principais benefícios da maçã verde e se surpreenda com o poder da fruta
Esta fruta seca é perfeita para evitar lanches e combater o colesterol ruim