
Esse alimento versátil e com alto valor nutricional pode ser facilmente incluir na alimentação (Créditos: Shutterstock)
Se você busca manter uma alimentação saudável, sabe da importância de comer verduras, legumes e frutos com frequência, certo? Felizmente, existem muitas opções para variar o cardápio e fazer refeições nutritivas, mas alguns alimentos, não são tão populares no dia a dia, embora sejam benéficos para a saúde. Um deles é o jiló, um fruto versátil que pode ser preparado de várias formas.
Com propriedades antioxidantes e um sabor amargo característico, o jiló tem componentes que ajudam a fortalecer o coração e reduzir o colesterol se consumido regularmente. Confira os principais benefícios desse alimento e veja porque ele deveria estar na sua próxima lista de compras do mercado.
Quais são os benefícios do jiló para a saúde?
Com uma casca verde e lisa e uma polpa branca e macia, o jiló é uma boa fonte de fibras, favorecendo a perda de peso e uma diminuição do colesterol no organismo. A presença de agentes antioxidantes, vitaminas e minerais é uma qualidade desse fruto, melhorando a saúde em diversos aspectos. Confira os principais benefícios:
Ajuda a emagrecer
Quem está em processo de emagrecimento pode se beneficiar com o consumo regular do jiló, uma vez que esse fruto é pouco calórico e tem uma boa quantidade de água em sua composição. Essa combinação contribui para uma sensação prolongada de saciedade, potencializado pela presença de fibras.
Faz bem para a pele
Por ser rico em água e antioxidantes, o jiló também faz bem para a pele. Combatendo os chamados radicais livres, ele ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, além de contar com ação antifúngica e antibactericida, mantendo a saúde da pele.
Auxilia na redução do colesterol
Devido à presença de fibras, esse fruto é capaz de reduzir os níveis de LDL, também conhecido como “colesterol ruim”. Isso porque ele diminui a absorção da gordura dos alimentos, contribuindo também para uma melhora da saúde cardiovascular.
Fortalece o coração
O jiló conta com potássio e vitamina B1, elementos importantes para um bom funcionamento do coração. Ele também tem tiamina em sua composição, uma substância que pode ser benéfica para pessoas com insuficiência cardíaca, segundo estudos.
Ajuda a combater o diabetes
Incluir esse alimento na rotina também é uma forma de combater o diabetes se você sofre com essa doença. Pelo baixo teor de carboidratos e a presença de fibras, o jiló ajuda a controlar a absorção de glicose e, como consequência, evita os picos e quedas de açúcar no sangue
Formas de consumir jiló no dia a dia
O jiló é um alimento versátil, que pode facilmente ser incluído nas refeições, tanto que pode até mesmo ser consumido cru. No entanto, como tem um sabor amargo e marcante, o mais comum é comer o jiló refogado, em saladas ou acompanhado de legumes para suavizar seu sabor. Outra dica para deixar o sabor do fruto mais leve é deixá-lo de molho na água com sal por alguns minutos antes de preparar.
Esse alimento também é utilizado para fazer sucos naturais ricos e cheios de benefícios. O suco de jiló com limão, por exemplo, é uma receita rica em vitamina C, oferecendo um efeito detox para o organismo. Se ainda não souber como fazer um jiló, aqui no TudoGostoso você encontra receitas com jiló para se inspirar.
Veja mais:
Como preparar a melhor salada de feijão sem esforço e com um molho fácil e saboroso com as dicas dessa nutricionista
Aprendi a fazer essa receita de quiabo crocante com a minha avó, só que ela fazia no forno e eu prefiro dourar na airfryer