Não é nenhuma novidade que consumir alimentos naturais, como frutas e legumes, seja indicado em praticamente qualquer tipo de dieta. Mas alguns desses alimentos podem ser mais poderosos contra certos problemas de saúde. E uma fruta em particular consegue ajudar uma pessoa a perder peso e ainda combater a diabetes naturalmente, dois problemas difíceis de lidar ou tratar: estamos falando da amora!
Comer qualquer tipo de amora todos os dias pode fazer bem para a saúde, mas neste caso a fruta que merece destaque é especificamente a amora-silvestre, uma variação da amora-preta com nome científico Rubus ulmifolius ou Rubus fructicosa. Descubra no TudoGostoso como a amora-silvestre pode ajudar na perda de peso e no controle da diabetes.
Como a amora-silvestre ajuda a perder peso e a combater a diabetes?
Apesar da cor preta, a amora-silvestre é uma fruta vermelha e compartilha muitos benefícios com outras frutas da mesma “família”, mas ela se destaca no controle da glicose e do peso. O diferencial está na concentração de pterostilbeno, uma substância conhecida por regular os níveis de glicose no sangue, algo fundamental em quem tem diabetes tipo 2 ou quer evitar desenvolver a diabetes. Ela também ajuda a regular a gordura e o metabolismo, útil para quem busca perder peso.
A amora-silvestre tem poucas calorias, sempre importante em uma alimentação regulada, e é rica em fibras, com benefícios para a digestão correta de gordura e açúcares e para a saciedade que reduz a fome ao longo do dia. Por ter efeito diurético, a amora-silvestre também ajuda na eliminação de líquidos do organismo, bom para reduzir a retenção de líquidos e assim perder peso em curto prazo.
Quais são os outros benefícios da amora-silvestre?
Se a amora-vermelha é o ouro vermelho das frutas, a amora-preta é o ouro violeta, capaz de muitos benefícios em várias partes do nosso corpo. Afinal, a amora como um todo é uma das frutas mais saudáveis do mundo. Para começar, o próprio pterostilbeno da amora-silvestre ainda é útil para controlar a pressão arterial e por auxiliar a proteger os neurônios, por exemplo.
A amora é uma das melhores frutas que ajudam no ganho muscular, assim você pode substituir a gordura por músculo conforme pratica atividades físicas. Rica em anti-inflamatórios e antioxidantes como a antocianina, responsável inclusive pela cor roxa da fruta, a amora é ótima para proteger as células do corpo. Além de ter fibras, a amora tem componentes bioativos que ajudam a tratar a diarreia. A amora-silvestre ainda tem quantias elevadas de vitamina C, mais até do que algumas frutas cítricas, e também doses consideráveis de magnésio, potássio e ferro.
Felizmente, assim como outras frutas vermelhas, a amora não perde nutrientes quando congelada, então mesmo com essa versão da fruta você consegue os mesmos nutrientes. Mas, se preferir a fruta fresca, você pode até plantar amora em casa para tê-la sempre disponível para consumir pura, usar em receitas e até aproveitar as folhas para fazer um chá de amora. Oportunidades para aproveitar os benefícios e sabores da amora não faltam!
Veja mais:
Nem morango, nem cereja: essa fruta vermelha (esquecida por muitos!) também é cheia de antioxidantes e outros benefícios
Se você sofre de diabetes, você precisa fazer isso durante as refeições pelo bem da sua saúde, segundo cientista
Essa fruta esquecida na feira é um superalimento que pode diminuir o crescimento de câncer, mas que tem contraindicações