Se você é um jovem adulto que acabou de sair de casa, é muito provável que você não reconheça a fruta-do-conde nas feiras, principalmente se a sua família não tinha o costume de consumi-la. Também conhecida no Brasil como pinha, essa fruta foi muito popular em meados do século passado, mas aos poucos foi sendo esquecida pelas gerações mais novas. Porém, pesquisas recentes trazem à tona novos benefícios da fruta-do-conde, mostrando-a como um superalimento. Vem que o TudoGostoso vai te explicar tudinho!
Os benefícios da fruta-do-conde para a saúde
A fruta-do-conde é rica em diversos nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Ela é fonte de vitaminas como a A, B1, B2, B5 e C, fazendo com que ela seja fonte de antioxidantes que retardam o envelhecimento precoce. Além disso, ela também tem alto teor de fibras, proteínas, ferro, cálcio e fósforo, minerais importantíssimos para o nosso organismo, ajudando a evitar doenças como a anemia.
Porém, o verdadeiro poder da fruta-do-conde pode estar no extrato das sementes. Isso porque ele tem propriedades antimicrobianas que estão atraindo cada vez mais o interesse dos cientistas. Essa propriedade pode inibir o crescimento de células cancerígenas, um dos maiores benefícios do alimento.
Uma publicação do Journal of Advanced Pharmaceutical Sciences mostrou que ter hábito de comer fruta-do-conde acarreta muitos benefícios para a saúde. Além dos que já citamos acima, ela ainda é ótima para fortalecer o sistema imunológico, o sistema circulatório e garantir a energia necessária para o corpo exercer suas atividades diárias.
Ela também contribui para o alívio de doenças respiratórias, funciona como analgésico, ajuda no controle da pressão arterial e melhora a saúde dos nossos ossos e, de quebra, ainda acelera a cicatrização! Por causa do alto teor de fibras, a fruta-do-conde também ajuda a regular o intestino, ideal para quem sofre de prisão de frente, e também aumenta a saciedade, impedindo que você sinta fome muito rápido.
Fique atento ao consumo exagerado de fruta-do-conde
Apesar de todos esses benefícios, a fruta-do-conde é conhecida por ser rica em açúcares e mais calórica do que a maioria das outras frutas. Sendo assim, antes mesmo de adicioná-la ao cardápio, o ideal é consultar um médico e nutricionista que poderá te dizer com que frequência você pode comer a fruta-do-conde e qual a quantidade de cada porção!
Veja mais:
Esse petisco muito consumido por brasileiros é recomendado por Harvard: reduz o colesterol e previne o câncer. Conheça seus múltiplos benefícios