Pode parecer estranho, mas já pensou em uma planta tomando susto? Afinal, é uma emoção humana, então não parece fazer muito sentido. Porém, é exatamente isso que acontece com a amora durante a produção! Pode confiar, a gente não está inventando fake news! Para acabar com a sua curiosidade, o TudoGostoso vai explicar exatamente por que a amora toma susto e como funciona.
Como assim a amora toma susto? Vem que o TudoGostoso explica!
A amora é uma fruta vermelha típica de regiões mais frias e, por isso, muita gente pensa que a produção se concentra na região sul do Brasil. Contudo, isso já não é mais verdade há um bom tempo, graças às tecnologias e algumas técnicas agrícolas.
Atualmente, a fruta também é produzida no sul da Bahia, onde passa por um processo um tanto quanto… agressivo para isso: a amora toma um susto para poder ter mais força para crescer bem carnuda e suculenta.
Processo de estresse hídrico: como as amoras crescem em regiões mais quentes
Pode parecer até engraçado, mas esse é o apelido dado para o processo de estresse hídrico, necessário para que a amora crie resistência e consiga crescer em ambientes mais quentes, fora do habitat natural.
Segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), durante o crescimento da amoreira, o fornecimento de água é interrompido por alguns dias. Quando a árvore está completamente seca, quase morta, é feita uma poda extrema, que permite que ela volte a receber nutrientes e água. A partir desse momento, ela cresce mais forte e as frutas mais robustas.
Sabe aquelas amoras esmirradinhas que a gente encontra muito nos grandes centros urbanos? Pois é, não é esse tipo daí não! É exatamente para ela não crescer murcha que o estresse hídrico é necessário. E aí ela fica bonitona, bem gordinha e deliciosa, cheia de sabor e pronta para ser usada nas receitas mais gostosas!
Receitas com amora para você se deliciar
Agora que você já sabe como as amoras são produzidas no Nordeste do Brasil, que tal aprender como usá-las em casa? O TudoGostoso ensina receitas com amora deliciosas para você fazer e impressionar todo mundo.
Cheesecake de amora
Um clássico estadunidense que nenhum brasileiro consegue resistir é essa receita com geleia de amora por cima. Veja a receita do cheesecake de amora.
Mousse de amora
Se você quer uma receita mais rápida, mas que ainda seja deliciosa, essa é a opção perfeita para você. Veja a receita do mousse de amora.
Geleia de amora
É impossível falar de amora e não falar desse doce aqui, né? Então veja a receita da geleia de amora.
Veja mais:
As frutas vermelhas congeladas são tão boas quanto as frescas? Aqui está a resposta