• Entrar
  • Cadastrar
As frutas vermelhas congeladas são tão boas quanto as frescas? Aqui está a resposta

Frutas vermelhas como morangos, framboesas e amoras possuem muitos benefícios para a saúde, mas e quando elas são congeladas?

As frutas vermelhas congeladas são mais em conta que as frescas, mas será que são tão boas quanto? (Créditos: Shutterstock)

Não faltam motivos para incluir frutas vermelhas na alimentação. Nutritivas e saborosas, elas são ótimas para comer puras quando der vontade de um doce, acrescentar no iogurte matinal ou usar em sobremesas mais leves. Mas encontrar frutas vermelhas frescas no mercado depende da época. As frutas do verão dificilmente tem safra no inverno. Mesmo que ainda apareçam nas prateleiras fora de época, elas ficam mais caras pela dificuldade de cultivo no resto do ano.

Para vender o ano todo e evitar desperdício, os mercados vendem também as frutas vermelhas congeladas que duram bem mais do que as frescas. Assim elas são mais baratas e duráveis, mas será que elas têm o mesmo sabor e nutrientes ou congelar acaba com todos os benefícios? Descubra no TudoGostoso se as frutas vermelhas congeladas são tão boas quanto as frescas ou se congelar não vale a pena.

Quais os benefícios das frutas vermelhas?

As frutas vermelhas são benéficas para a saúde por vários motivos. Elas contêm pouco açúcar e tem um sabor ácido, cortesia da vitamina C que é tão presente nesses alimentos quanto na laranja ou no kiwi. Essa vitamina e seus antioxidantes são ótimas para reforçar o sistema imunológico. As frutas vermelhas ainda são ricas em vitamina K, que ajuda a fluidez do sangue e combate doenças cardiovasculares e em vitamina B, bom para o metabolismo. As vitaminas das frutas vermelhas ainda aumentam a serotonina, hormônio do bem estar, e são ótimas para manter a pele hidratada.

Apesar de ter muitos pontos em comum, cada fruta deste grupo ainda tem as suas particularidades. O mirtilo tem alto teor em antocianinas que explicam a sua cor escura e no nosso corpo reforçam os linfócitos que combate doenças. O morango tem grande concentração de vitamina C enquanto a amora tem bastante vitamina E, boa para o envelhecimento da pele. A cereja é boa para a pele, a framboesa é hidratante e o brasileiríssimo açaí é energético natural bom para a memória.

Frutas vermelhas congeladas perdem nutrientes?

Não restam dúvidas que as frutas vermelhas frescas são muito nutritivas. Mas e quando elas são congeladas? Muita gente diz que tem alimentos que precisam ficar longe do congelador porque perdem nutrientes. Isso é verdade para muitos ingredientes, mas não para as frutas vermelhas! Pelo contrário, é possível até que tenham mais nutrientes do que algumas que ficam à temperatura ambiente.

As frutas vermelhas congeladas vendidas no mercado normalmente são congeladas imediatamente depois da colheita. Isso faz com que elas “parem no tempo” e conservam quase todas as suas vitaminas e antioxidantes, como uma perda mínima que faz pouca diferença para a saúde. Por outro lado, frutas vermelhas frescas são altamente sensíveis e só de estarem vulneráveis ao ar e a luz por muito tempo já perdem os nutrientes.

Por isso que muitas vezes as frutas vermelhas congeladas tem até mais nutrientes do que as chamadas de "frescas" mas que já estão alguns dias nas prateleiras. Mas é bom lembrar que a textura de fato muda depois de congeladas. Então elas podem não ser tão adequadas para comer em determinadas receitas que pedem as frutas frescas, como pavês e decorando bolos, mas ainda ficam deliciosas em muitas outras, como geleias, sucos, recheios e caldas.

Veja mais:
Por que nem todas as frutas vermelhas são da cor vermelha? Entenda o motivo do nome
Com um ingrediente secreto, prepare a geleia de morango com a melhor textura do mundo
Coloque a uva no congelador e suas festas nunca mais serão as mesmas!

Temas relacionados