Você costuma beber bastante água ao longo do dia? O ideal é que a sua resposta seja sim, até porque, a ingestão de pouca água pode causar danos à saúde. No entanto, há um porém quando se fala em beber "bastante" água por dia.
A água desempenha um papel fundamental no funcionamento do corpo humano e importante que se faça a ingestão suficiente para haver um equilíbrio hídrico normal do corpo. Mas será que o excesso pode prejudicar esse equilíbrio?
Qual a quantidade de água deve ser ingerida por dia
Os especialistas costumam indicar um cálculo simples para que você tenha uma ideia de quanto o seu organismo precisa. Basta multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo. Isso explica que não há uma quantidade mínima absoluta de água para manter a hidratação, mas é possível apostar no melhor horário para ajudar nesse processo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, esse valor é variável, já que depende de fatores fisiológicos individuais, do clima, da atividade que se realiza e da alimentação de cada pessoa. Por outro lado, a recomendação da OMS é um consumo diário de 2,5 litros para um homem de 70kg e 2,2 litros para uma mulher de 58kg.
A Harvard Medical School sugere que para as pessoas se manterem saudáveis, o consumo de dois a três copos de água por hora é o ideal. Mas ainda reforça que a ingestão pode variar de pessoa para pessoa.
O que acontece se houver exagero no consumo de água
Em um artigo publicado pelo Hospital Albert Einstein, há uma explicação para os casos da ingestão excessiva de água. Segundo afirma o nefrologista Virgílio Gonçalves Pereira Júnior, grandes quantidades do líquido pode provocar a hiponatremia.
Beber muita água pode causar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. A hiponatremia (queda do nível de sódio sanguíneo) é capaz de levar a situações muito graves, como a intoxicação por água.
Sintomas de intoxicação por água (hiponatremia)
Embora pareça improvável, já que se sabe que o consumo de água é tão importante para a hidratação do corpo e saúde de forma geral, o organismo pode apresentar sintomas ao sofrer intoxicação pelo excesso de água.
- Dores de cabeça;
- Fadiga;
- Náusea;
- Vômito;
- Desorientação mental;
- Parada cardíaca é o sintoma mais grave.
A hiponatremia acontece quando os rins, responsáveis por controlar a quantidade de água, sais e mais substâncias no organismo, não conseguem liberá-las e "encharcam" o sangue. É que a água é atraída para áreas onde a concentração de sais é maior e entra nas células.
"É muito difícil um individuo normal que não usa medicação desenvolver a hiponatremia só bebendo água. Isso ocorre na potomania, quando o paciente bebe mais de 20 litros por dia", explica o nefrologista.
"Outra situação mais frequente são as provas de maratona. A pessoa faz a hidratação só com água e, como perdemos muito sal na sudorese, a hiponatremia pode acontecer", acrescenta.
Controle do sódio é feito pelo organismo
O hormônio antidiurético ADH é responsável por mediar a regulação da ingestão hídrica. Ao sentir sede, a ingestão de líquidos é capaz de saciá-la.
"O controle do sódio é muito bem feito pelo organismo entre a sede e a eliminação de água livre na urina feitos pelo ADH e rim, mas pode ser corrompido por medicamentos (alguns antidepressivos, diuréticos) de uso muito comum", ressalta o especialista.
O rim saudável é pode filtrar entre 800 ml e um litro de água durante uma hora. Ao ultrapassar as quantidades de três ou quatro litros por hora, há um aumento do risco de hiponatremia.
Veja mais!
A água de Gisele Bündchen: quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal todas as manhãs?
Por conter gás carbônico, assim como os refrigerantes, a água com gás faz mal?