Será que a água com gás tem os mesmos efeitos prejudiciais à saúde como os riscos dos refrigerantes já apontados por estudos? Essa é uma dúvida recorrente e que, muitas vezes, envolve a polêmica água tônica que você coloca nos seus drinks.
Alguns mitos e verdades estão relacionados ao consumo de água com gás. Por este motivo, é melhor começar entendendo o que é a água com gás. Esse tipo de bebida se diferencia por ser uma água carbonatada ou carbonatada com dióxido de carbono dissolvido sob pressão.
Essa água com gás carbônico pode ser natural e industrializada. No primeiro caso, elas costumam ser encontradas em regiões com fontes termais. Já os tipos de águas com gás artificiais passam por um processo de adição de gás carbônico. O gás pressurizado é injetado na água.
O processo de gaseificação da água pode até ser feito através de máquinas portáteis, de forma prática em casa.
E de que forma o consumo da água com gás regularmente pode afetar a saúde? Veja o que os especialistas afirmam sobre a bebida e avalie se vale a pena, ou não, mudar os hábitos.
Água com gás faz mal para a saúde?
A ingestão da água gaseificada costuma confundir muita gente pela certa similaridade com o refrigerante devido ao gás presente na bebida. E ela tem algumas curiosidades, como a sua utilidade para amaciar carnes.
Mas a verdade é que, de acordo com especialistas em saúde, a água com gás não efeitos adversos ao corpo. Alguns fatores, entretanto, merecem atenção para casos específicos. Confira mais detalhes a seguir!
-
Água com gás faz mal para os dentes? De acordo com cientistas de Harvard, o pH ligeiramente ácido desse tipo de bebida pode, sim, desgastar o esmalte dos dentes. Mas isso só pode acontecer se for consumida em grandes quantidades e com muita frequência. Desta forma, os malefícios da água com gás para os dentes são poucos.
-
Água com gás atrapalha a digestão? Pode acontecer de algumas pessoas sentirem desconforto gástrico ou inchaço ao beber água com gás devido à pressão do gás carbonatado no estômago. A sensação de inchaço ou de gases podem surgir por esse motivo. Para quem tem problemas gástricos, a gaseificação da água gera ácido carbônico e isso causa uma leve alteração no pH da água, que fica mais ácida e pode causar desconforto.
-
O refluxo ácido aumenta com a água gaseificada? algumas pessoas que costumam sofrer com problemas de refluxo ácido ou azia também podem ter esses sintomas potencializados devido ao consumo de água com gás. Isso acontece devido à pressão adicional no estômago do gás dissolvido.
-
Água com gás hidrata? Muita gente pensa que esse tipo de água pode causar desidratação devido ao teor de gás. No entanto, a água carbonatada, assim como a água comum, pode contribuir para a hidratação geral do corpo e oferecer os mesmos benefícios.
-
Tem sódio na água com gás? A única diferença da água com gás é a presença do gás carbônico. Suas características são as mesmas da água regular, ou seja, não há adição de sódio, sais ou de nenhuma outra substância. As variações de concentração de sódio entre diferentes marcas de água estão relacionadas às diferenças nas fontes e nos solos de origem, mas ainda assim não impacta na saúde.
- Faz mal beber água gasosa durante as refeições? Assim como a ingestão de qualquer líquido durante as refeições, muitos especialistas orientam a não ingerir líquido nesse momento, e com gás ainda é menos indicado, por aumentar o volume.
A verdade é que o consumo de água com gás não apresenta riscos à saúde. Apenas para grupos de pessoas que sofrem com problemas específicos, como efeitos estomacais ou dentários, vale a pena questionar um profissional de saúde para uma orientação personalizada.
Veja mais!
Truque surpreendente que conserva o gás do refrigerante. Funciona mesmo!
Um estudo revela que essa bebida dobra o risco de câncer de intestino!
Já ouviu falar em água ruim? Saiba como escolher a melhor água para beber.