• Entrar
  • Cadastrar
Você precisa beber 36 copos de água após ingerir 1 copo de refrigerante. Descubra motivo e saiba se água tônica é substituto

Entenda o que está por trás dos ingredientes do refrigerante e saiba se a água tônica é uma boa opção.

Descubra por que bebidas como refrigerantes e água tônica estimulam o envelhecimento (Foto: Shutterstock)

Você tem costume beber refrigerante sem açúcar para se refrescar nos dias quentes e para não atrapalhar a dieta? Então é melhor começar a rever as suas escolhas. Embora possa ser tentador nos momentos de calor, não é novidade que o refrigerante não é uma boa opção para a saúde e até possui substâncias cancerígenas.

Essa bebida tem um fator que acelera o envelhecimento da pele e, além de não contribuir para um emagrecimento saudável - pelo contrário, até incha mais o corpo -, o médico especialista em perda de peso Dr. Renan Botelho (@renanbotelhooficial) explica quais são os prejuízos para a saúde.

Mas calma! É possível substituir o refrigerante por outra bebida refrescante e saudável. Confira a seguir!

Beber refrigerante atrapalha a dieta?

Os especialistas em emagrecimento são unânimes em alertar sobre os prejuízos do refrigerante para a saúde. Embora muita gente costume apostar nessa bebida para amenizar a fome por ter baixas calorias, os efeitos não são benéficos para uma dieta saudável.

"E você incha! Fica um tempo sem tomar refrigerante e depois toma refrigerante, você acorda inchada! O refrigerante te inflama, te incha, te engorda, afeta a sua base hormonal metabólica", alerta o Dr. Renan Botelho.

Entenda por que o refrigerante afeta a saúde

De acordo com o especialista, todos os produtos químicos presentes dentro do refrigerante "possuem propriedades cancerígenas". E o pior problema de todos, conforme ele aponta, não é o fato dele ter os componentes químicos, açúcar ou adoçante.

"O pior problema dos refrigerantes é a acidez dele. Ele é tão ácido, mas tão ácido, que colocam produtos químicos para você não sentir essa acidez na sua língua. E não sentindo essa acidez, você bebe normal", explica ele.

O nosso corpo tem um mecanismo de não deixar essa acidez afetar o organismo. "Só que quando o seu corpo ativa esse mecanismo para não deixar essa acidez afetar, ele libera radical livre. O que é radical livre? São componentes que vão envelhecer as suas células", alerta o especialista.

Radicais livres liberados pelo refrigerante: 'Você vai envelhecer mais rápido'

Vale lembrar que quando se utiliza um antioxidante, um dos objetivos é para combater o radical livre. "Radical livre é do mal e o antioxidante é do bem. O antioxidante combate o radical livre, você previne o envelhecimento precoce", esclarece o médico.

"Ao tomar o refrigerante, você vai envelhecer mais rápido", acrescenta ele. Para quem costuma tomar essa bebida com muita frequência, a pele envelhece mais rápido devido à ação da acidez na liberação de radicais livres.

Pode beber água tônica no lugar do refrigerante? Veja dica valiosa

Antes de esclarecer se a água tônica é uma boa opção, é importante saber que para neutralizar um único copo de refrigerante, seria necessário tomar 36 copos de água para equivaler a acidez, ou seja, o PH, desse refrigerante.

"Água com gás pode beber, mas a água tônica é refrigerante", avisa o médico, para desânimo dos gin lovers, que costumam apostar na deliciosa combinação gin e água tônica em drinks.

Para quem sente muita falta do refrigerante, o especialista dá uma dica zero calorias, refrescante e saborosa: "Você pode colocar um limãozinho espremido na água com gás."

Veja mais!

Como fazer refrigerante caseiro? Receita leva apenas 3 ingredientes!

Esse alimento barato é ótimo para a qualidade da pele e traz vigor após cirurgias.

Temas relacionados