Qual é a planta cheia de benefícios incríveis para a saúde e que costuma ser ignorada nos jardins? Talvez nem você tenha ideia, ainda que possa ter muitas delas no jardim da sua casa. Suas flores amarelas costumam ter tonalidades vibrantes e ela está por toda parte, já que nasce com muita facilidade.
Bem longe de ter alguma similaridade com erva-daninha, o dente-de-leão é rico em benefícios e você deveria dar atenção especial a essa planta para aproveitar os seus benefícios. Para quem conhece o seu valor, costuma consumi-la como chá.
Conheça mais sobre o dente-de-leão e descubra por que essa planta deveria fazer parte da sua dieta.
Dente-de-leão é aliada da digestão e ajuda a combater inchaços
Essa planta é rica em vitaminas e minerais, e se destaca por ser uma extraordinária aliada da digestão e da saúde gastrointestinal.
As raízes e folhas do dente-de-leão possui compostos que estimulam a produção de bile, contribuindo para auxiliar a digestão e ajudar a aliviar problemas como constipação, inchaço e distúrbios estomacais.
Para quem sofre com problemas de inchaços incômodos e deseja perder a barriga, o chá dessa planta pode ser a solução que você precisa para amenizar esse problema.
Conheça outros benefícios do dente-de-leão para a saúde
Essa planta também tem propriedades antioxidantes e isso significa que atua no combate aos efeitos dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crônicas.
Já as suas propriedades anti-inflamatórias auxiliam na redução de inflamações em tecidos e articulações.
Essa planta também ajuda a desintoxicar o fígado, pois estimula o órgão a eliminar toxinas do corpo, promovendo sua regeneração e ajudando na prevenção de doenças hepáticas.
Outro benefício conhecido dessa planta é que ela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e também contribui para a saúde cardiovascular ao ajudar na redução do colesterol LDL (o "ruim").
Prepare o chá de dente-de-leão para aproveitar os benefícios
Você pode incorporar essa planta à sua rotina através de receitas, como no preparo de flores de dente-de-leão empanadas, ou através do chá. É uma forma simples de incluí-lo no dia a dia e aproveitar ao máximo os seus benefícios.
Para preparar o chá, você só precisa ferver a água, adicionar as folhas ou raízes e deixar em infusão de 5 a 10 minutos. Em seguida, coe antes de consumir.
Quem não deve consumir o chá de dente-de-leão
Assim como muitas plantas utilizadas no formato de infusões para consumo, esse chá é contraindicado para gestantes, diabéticos e pessoas com problemas renais ou cardíacas.
Antes de incluir esse chá à sua dieta, procure um médio para se consultar se pode causar algum risco para a sua saúde.
Veja mais!
Isotônico caseiro é saudável? Descubra os benefícios da bebida e quando ela não deve ser consumida
Ninguém presta atenção e, se puderem, pisam nela: essa é a planta que é um tesouro para o jardim