
Comer fígado bovino tem diversas vantagens para o organismo (Foto: Shutterstock)
O fígado bovino é um dos cortes que mais dividem opiniões na cozinha: há quem ame e quem odeie esse ingrediente. Contudo, se você faz parte deste segundo grupo, talvez seja a hora de dar uma chance ao fígado. Com baixo teor calórico, trata-se de uma proteína de alta qualidade que pode ser considerada um superalimento.
"De muitas maneiras, o fígado é melhor para você do que as carnes musculares tradicionais, como bife e hambúrgueres, que a maioria de nós come", disse a nutricionista Beth Czerwony ao portal da Cleveland Clinic. "Ele tem menos calorias e gordura e mais vitaminas e nutrientes. A carne de órgãos também é mais acessível do que a carne vermelha”, adicionou. Veja abaixo alguns dos principais benefícios do fígado bovino:
1. É fonte de ferro para um sangue saudável
Com 4 miligramas de ferro em uma porção de 85 gramas, o fígado bovino é uma boa fonte de ferro, componente essencial da hemoglobina, as proteínas das células vermelhas do sangue que ajudam a transportar o sangue oxigenado por todo o corpo.
Ele também ajuda no desenvolvimento muscular. "Uma dieta pobre em ferro pode levar à anemia por deficiência de ferro, que causa fadiga, arritmias cardíacas e dor no peito", acrescentou Czerwony.
2. Garante proteína para músculos fortes
Uma porção de fígado bovino com 85 gramas fornece 17 gramas de proteína, o que o torna uma excelente fonte de proteína e também ajuda na perda de peso. "Os alimentos ricos em proteínas fazem com que você se sinta saciado por mais tempo, o que diminui a probabilidade de comer demais ou de fazer um lanche não saudável", indicou a nutricionista.
Essa proteína também fornece oxigênio para as células vermelhas do sangue, proporcionando mais energia durante o exercício.
3. Vitamina A para melhorar a visão
Ao comer menos de 100g de fígado, você atende às necessidades diárias de vitamina A: 85 gramas contém mais de 4.200 microgramas de retinol (mcg RAE) de vitamina A. Essa vitamina promove uma boa visão, estimula o sistema imunológico e pode até reduzir o risco de câncer.
Carnes de órgãos, como fígado, e alimentos como peixes e ovos fornecem o que é conhecido como vitamina A pré-formada (retinoides ou retinol), que seu corpo usa imediatamente. Frutas e vegetais alaranjados, amarelos e verdes, por sua vez, fornecem carotenóides provitamina A (betacaroteno), que o corpo transforma em vitamina A.
4. Vitaminas B presentes no fígado garantem energia e desenvolvimento saudável
O fígado bovino é rico em vitaminas B: o folato (vitamina B9) está associado à redução da pressão arterial e ao desenvolvimento saudável do feto durante a gravidez; a tiamina (vitamina B1), a riboflavina (vitamina B2) e niacina (vitamina B3) atuam juntas para fornecer energia na função celular e a vitamina B12 é primordial para a saúde do cérebro, energia e saúde dos nervos e do sangue.
Por tudo isso, o fígado é um alimento com várias possibilidades de fazer bem ao organismo e perfeito para quem busca uma alimentação saudável. Quer acompanhar mais conteúdos sobre nutrição e bem-estar? No TudoGostoso, você encontra diferentes artigos sobre os temas.
Veja mais: