• Entrar
  • Cadastrar
A fruta da estação que muitos ignoram, mas é rica em vitaminas, melhora o sistema imune e a qualidade do sono
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Fruta originária da China é fonte de vitamina C, potássio, cálcio e muito mais

A fruta da estação que muitos ignoram, mas é rica em vitaminas, melhora o sistema imune e a qualidade do sono

Fruta exótica é muito suculenta e benéfica para a saúde (Créditos: Shutterstock)

Durante a estação mais quente do ano, existem algumas frutas que fazem muito sucesso como a manga, o maracujá e o abacaxi. Suculentas e perfeitas para se hidratar durante o verão, as frutas são ótimas aliadas, oferecendo uma série de benefícios à saúde. No entanto, uma fruta que também está presente nessa época do ano, mas não merece a devida atenção é a lichia.

Originária da China, esse pequeno alimento é fonte de potássio, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B e vitamina C, por exemplo. Muito utilizada na gastronomia, ela pode ser consumida por meio de receitas fáceis. Veja os principais benefícios dessa fruta e motivos para consumi-la não apenas no verão, mas ao longo do ano.

Os benefícios da lichia para a saúde

Considerada uma fruta exótica aqui no Brasil, a lichia tem um exterior vermelho e uma polpa branca e cremosa. Fonte de vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do organismo, sendo uma grande aliada para quem está em busca de uma alimentação saudável. Veja os principais benefícios:

Melhora o sistema imunológico

Fonte de vitamina C, a ação antioxidante dessa fruta ajuda a melhorar o sistema imunológico, combatendo doenças e prevenindo o surgimento de gripes e resfriados. Além disso, também contribui para a produção de glóbulos brancos, células de defesa essenciais do organismo.

Auxilia no emagrecimento

Se você estiver em processo de emagrecimento, vale a pena incluir essa fruta na sua lista de compras. Isso porque a lichia possui um baixo teor calórico e uma boa quantidade de fibras, garantindo saciedade por mais tempo e ajudando a controlar o apetite. Além disso, a presença de polifenois contribui para a queima de gordura abdominal.

Faz bem para a pele

Devido à presença de vitamina C, o consumo de lichia pode melhora a aparência da pele. Sua ação antioxidante combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e oferecendo propriedades que protegem. Por ser anti-inflamatória, a fruta também pode estimular a produção de colágeno.

Melhora a qualidade do sono

Estudos apontam que essa fruta tropical pode melhor a qualidade do sono por contar com substâncias como o magnésio, auxiliam na produção de neurotransmissores responsáveis pelo ciclo do sono. Ao diminuir a agitação mental é possível ter uma noite reparadora e mais tranquila.

Como consumir a lichia?

A maneira mais comum de consumir lichia é in natura, tirando a casca e aproveitando a polpa suculenta. Mas, ela também pode ser utilizada em receitas como sucos, smoothie, picolés, ceviche ou até mesmo chás com a casca da fruta. Por ser uma fruta tropical, ela também combina com drinks como a famosa caipirinha.

Quais são as contraindicações?

A lichia não deve ser consumida em jejum ou quando os níveis de glicose estão reduzidos. Além disso, a recomendação de consumi diária é de 3 a 4 unidades, isso porque também pode diminuir os níveis de glicose no sangue.

Veja mais:

Você nunca mais vai jogar fora as sementes dessas frutas depois que descobrir os benefícios delas
Essas frutas são o remédio natural para veias e artérias e você deve adicionar a sua alimentação agora

Temas relacionados