
Conheça os ingredientes utilizados no preparo do caldo de galinha em cubos. (créditos: Shutterstock)
O caldo de galinha é um condimento que serve para adicionar mais sabor aos pratos. Ele é frequentemente utilizado como base para sopas, ensopados, molhos, cozidos, massas, risotos, entre outras receitas. Embora a versão caseira seja bem fácil de fazer, muitas pessoas acabam optando por usar o caldo em cubos por ser bem mais prático e concentrado. Basta dissolve-lo em água quente, misturar com outros ingredientes e deixar cozinhando por um tempo. Mas você já procurou saber o que há nesses cubinhos? Vem descobrir com o TudoGostoso.
Quais ingredientes contêm os cubos de caldo de frango? Essa é a verdade, segundo especialistas
O caldo de galinha natural é um liquido aromático muito utilizado na culinária mexicana e asiática para agregar mais sabor aos pratos quentes. Sua versão caseira é feita a partir do cozimento de carne de galinha, ossos, vegetais, ervas e temperos como salsa, tomilho e louro. Já os cubinhos que encontramos nos supermercados levam alguns ingredientes a mais durante o preparo. São eles:
- Sal
- Sabores naturais e artificiais
- Corantes
- especiarias
- Carne e gordura de carne de frango
- Gorduras vegetais
- Glutamato monossódico
- Amido de milho
- Açúcar
Todos esses ingredientes estão presentes no rótulo do produto. O que a embalagem não conta é que esses cubos de caldo de galinha têm como composição principal o sal e glutamato monossódico, um aditivo alimentar que é utilizado para realçar o sabor dos alimentos. Para você ter uma noção, cada cubo de caldo de galinha contém 53% de teor de sódio.
Segundo os especialistas, tanto o sal como o glutamato monossódico atuam como intensificadores de sabor, ou seja, eles tornam o gosto dos alimento mais forte e apetitoso. Contudo, enquanto o preparo caseiro é considerado nutritivo e feito com ingredientes frescos e naturais, os cubos industrializados levam principalmente sódio, gorduras saturadas e componentes artificiais, deixando em segundo plano os vegetais e a carne.
Cuidados ao utilizar caldo de galinha em cubos nas receitas
O caldo de galinha em cubos possui um alto teor de sódio. Por isso, ele deve ser utilizado com moderação, principalmente por pessoas com problemas de pressão arterial. A presença de aditivos e conservantes também é um dos motivos para evitar o o consumo excessivo dos cubinhos. Outra recomendação é só comprar produtos de marcas conhecidas, pois alguns vendedores podem utilizar ingredientes de menor qualidade, o que pode afetar o sabor e a segurança do condimento.
Se você aprecia o sabor do caldo de galinha nas receitas, o ideal é dar preferência a caldos caseiros. Preparando sua própria versão, você consegue ter mais controle sobre os ingredientes e ainda deixa o tempero mais saudável. Na dúvida sobre como fazer caldo de galinha caseiro, o TudoGostoso tem um passo a passo bem simples que não leva muitos ingredientes. Depois de pronto, você pode utilizá-lo para incrementar suas receitas de sopas, cozidos, risotos e outros pratos para almoço e jantar.
Veja também:
Tempero fácil para todos os tipos de comidas
É fácil e não custa caro: aqui está a receita de caldo de legumes caseiro para deixar suas refeições mais saudáveis e saborosas