Praticidade é uma das primeiras características que vem à nossa mente quando o assunto é alimentos em conserva. Em meio à correria do dia a dia, muitas pessoas optam por consumi-lo no lugar de alimentos frescos - estes que, no caso, devem ser devidamente higienizados ou até mesmo cozidos antes de serem ingeridos.
Os alimentos em conserva são conhecidos pela sua durabilidade. Porém, vale lembrar que calorias e validade podem variar de alimento para alimento, pois, para garantirem esse resultado, são adicionados condimentos ricos em sódio ou açúcar para garantir a sua conservação. Por isso, é sempre bom lembrar que nada em excesso é bom para a sua saúde, e o segredo do sucesso é consumir com moderação.
A melhor parte desse tipo de alimento é que, além de saboroso e nutritivo, eles permitem que você faça algo atraente, com uma aparência bonita e colorida. Você pode soltar a criatividade na escolha dos ingredientes que irão compor a sua conserva: tomate, palmito, champignon, batatinha, azeitona verde, abobrinha, milho, ervilha, picles, cebola, cenoura e tantos outros legumes compõem a diversidade de combinações que você pode formar.
E já que nossa intenção é sempre trazer o melhor para você, a dica de hoje é você sempre dar preferência aos alimentos em conserva feitos por meio do método caseiro - e não dos industrializados. Isso pode ser justificado pelo fato das conservas caseiras conseguirem manter alguns nutrientes e vitaminas, estes que se perdem no processo de pasteurização realizado nos alimentos comercializados.
Por isso, vem conferir como fazer um alimento em conserva de visual incrível e sabor surpreendente, despertando o interesse até de quem não era fã dos legumes!
- Primeiramente, escolha os legumes que deseja colocar na sua conserva. Após isso, coloque-os para cozinhar até ficarem al dente (cozidos, mas ainda assim firmes). Dessa forma, eles não irão perder tantos nutrientes.
- Após isso, corte os legumes. Alguns demandam uma atenção especial, tal como o pepino, na qual se recomenda tirar as suas duas pontinhas antes de lavar; e a cebola, que deve ser cortada em rodelas antes de lavar e depois colocada de molho na água por 10 minutos.
- Agora vamos à parte divertida da coisa: a montagem! Separe um pote e vá colocando os legumes em diferentes camadas. Dessa forma, você garante um visual bonito e interessante ao brincar com as cores.
- O grand finalé fica por conta da adição dos condimentos no pote para intensificar o sabor dos legumes. Para isso, você vai colocar em uma panela vinagre, azeite e orégano, misturando bem até que ferva. Depois disso, é só despejá-lo em cima dos legumes do pote até que estes fiquem imersos.
- Agora uma parte difícil: se você é fã de alimentos em conserva, aguente só mais um pouquinho! Deixe o alimento em conserva pegando sabor por pelo menos 24 horas. Após isso ele estará prontinho para consumo, e bon appetit!