
Conservas em mau estado e embalagens duvidosas podem causar intoxicação alimentar grave. (créditos: Shutterstock)
O botulismo é uma intoxicação rara e muito grave causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Segundo o Ministério da Saúde, a contaminação acontece por meio de ferimentos ou após a ingestão de alimentos produzidos e/ou armazenados de maneira inadequada. Por essa razão, é sempre importante ter atenção com a origem das comidas que consumimos no nosso dia-a-dia, principalmente se tratando de enlatados e embutidos. Se não for tratada a tempo, a doença pode causar problemas neurológicos sérios e, em casos extremos, levar à morte.
Descubra no TudoGostoso quais são as medidas de proteção contra o botulismo alimentar.
Botulismo alimentar: o que é e quais alimentos apresentam mais risco de contaminação
O botulismo alimentar é uma infecção gravíssima que pode causar distúrbios nos sistemas nervoso e respiratório. A doença ocorre por ingestão de alimentos contaminados após serem produzidos e armazenados de maneira incorreta. Os casos mais recorrentes costumam acontecer nas seguintes situações:
- Conservas vegetais e artesanais (molhos, temperos e compotas caseiras);
- Alimentos cozidos, curados e defumados;
- Alimentos enlatados industrializados;
- Queijos e pasta de queijo;
- Alimentos armazenados à vácuo ou com baixa acidez
- Pescados defumados e fermentados.
O responsável pela doença é uma toxina liberada pela bactéria Clostridium botulinum. Além dos alimentos, o agente causador da infecção também está presente na natureza, como no solo e na água. No entanto, sua prevalência está em ambientes com pouca oxigenação, como no casos dos alimentos em conserva e enlatados.
Recomendações para evitar intoxicação alimentar
A principal recomendação para reduzir os riscos de contaminação alimentar é ter atenção com a origem dos alimentos. O primeiro cuidado é sempre comprar e consumir comida em estabelecimentos fiscalizados pela Anvisa. Você pode conferir essa informação acessando a página de consultas no site da agência. Basta pesquisar pelo nome do local/empresa. Jamais coma embutidos e outros preparos de origem duvidosa, principalmente salsichas, presunto e carnes de lata.
Outro cuidado importante é evitar o consumo de alimentos em conservas que estejam armazenados em latas estufadas, vidros embaçados com embalagens danificadas. Essas características dão indícios de que alguma coisa está errada. Já no caso dos alimentos que vão para a geladeira, certifique-se de que a temperatura do eletro esteja entre 0 e 4°C.
Veja também:
Como armazenar comida enlatada? Descubra se você pode colocar a embalagem aberta na geladeira
Não guarde os ovos na porta da geladeira! Descubra o jeito certo de armazenar o alimento
Você sabe o que é contaminação cruzada? Essas dicas são NECESSÁRIAS para a sua vida!