Um franguinho bem temperado e suculento torna o almoço de qualquer pessoa mais feliz. Normalmente, cortes como sobrecoxa e coxa são privilegiados quando queremos uma carne mais úmida, já que existe um estigma de que peito de frango é seco. No entanto, isso não é verdade! Sabendo preparar do jeito certo, o peito fica extremamente saboroso e molhadinho.
Afinal, não é porque é peito de frango que precisa ter cara de comida de hospital ou de dieta. Então, chega de peito de frango seco e sem graça! TudoGostoso reuniu um passo a passo para o corte ficar irresistível. Confira as dicas!
Você nunca mais vai comer peito de frango seco depois dessas dicas
Descongele da maneira correta
O primeiro cuidado para não fazer um peito de frango seco começa com o descongelamento da carne. A forma certa de fazer isso é deixando o frango na geladeira até descongelar completamente, de forma a preservar seu sabor e textura.
Caso force o congelamento em temperatura ambiente ou mesmo no micro-ondas, a textura do frango pode mudar e a sua umidade fica comprometida. Aliás, essa dica serve para qualquer tipo de carne: a geladeira sempre é o método mais seguro.
Invista em uma marinada
Marinar é uma técnica da alta gastronomia que significa deixar o frango “curtindo” em um líquido com temperos para pegar mais sabor, ficar mais macio e úmido. Esse recurso é muito interessante para o peito de frango, justamente por ser um corte que tende a ficar seco com mais facilidade.
A combinação de temperos para a marinada pode variar conforme sua preferência. Há, por exemplo, uma opção mais oriental, que leva shoyu, gengibre, alho e óleo de gergelim. Também dá para usar ingredientes mais tradicionais, como suco de limão, mostarda, sal e pimenta. Ou até mesmo outras variações para sair da rotina, como o iogurte natural ou vinagre balsâmico. Deixe a carne de molho na marinada por pelo menos 15 minutos antes de preparar.
Cuidado com a espessura do peito de frango
Peitos de frango mais grossos podem ser preparados no forno em temperatura baixa
A espessura do peito de frango também influencia bastante no modo de preparo e, consequentemente, na sua suculência. Se preferir os peitos maiores e mais grossos, a dica é selar na frigideira, dourando as extremidades, e terminar a cocção no forno.
Essa é a melhor forma de atingir o ponto certo no interior do corte sem deixar a carne seca demais. Para isso, use a temperatura mais baixa do forno e deixe assar por cerca de 6 minutos.
Caso prefira filé mais fininhos, apenas a frigideira é o bastante para prepará-los de um jeito delicioso e suculento. Veja como fazer abaixo.
Atenção na hora de fritar
Se o seu peito de frango estiver cortado em bifes mais finos, a dica é fritar usando uma frigideira grande. Deixe o utensílio esquentar bem antes de colocar a carne. Não coloque muitos bifes ao mesmo tempo para não atrapalhar a selagem.
Deixe que os dois lados fiquem dourados e depois abaixe o fogo para terminar a cocção da parte interna do frango. Caso a panela esteja muito seca, você pode ir pingando um pouco de água e usar a tampa nessa etapa para manter a umidade..
Experimente temperar só no final
Se você não marinou o seu peito de frango, teste temperar o filé com sal só no final do preparo, quando ele já estiver frito. Dessa forma você vai evitar que a carne desidrate durante a cocção, contribuindo para que o peito de frango fique mais suculento e gostoso.
Receitas com peito de frango do TudoGostoso
Anotou as dicas para nunca mais preparar peito de frango seco? Agora inspire-se com algumas receitas deliciosas e suculentas que você pode preparar ainda hoje!
Se o seu medo é preparar um peito de frango ruim e sem sabor, com essa receita isso é quase impossível de acontecer. Um prato que leva mussarela, bacon, presunto e temperos fica incrível de qualquer jeito, né?
Outra forma de manter a suculência do peito de frango enquanto degusta uma casquinha crocante por fora é o frango à milanesa, um queridinho de todas as famílias. Aprenda a fazer a receita do jeito certo!
Para quem busca praticidade, esse preparo é o ideal, afinal não precisa cuidar de nenhuma panela, basta deixar o forno fazer seu trabalho. Já o requeijão garante a cremosidade que amamos. Veja como fazer!
É impossível você assistir ao vídeo dessa receita de peito de frango recheado com salame e queijo e não ficar morrendo de vontade de comer. Depois não diz que a gente não avisou, viu?
Veja mais:
Nunca mais lave o frango! Veja como lavar a proteína antes de cozinhar pode ser perigoso
Sem tempo para cozinhar? Aprenda como temperar frango em até 20 minutos
Aprenda a fazer receitas com frango usando sobras do almoço e jantar