Cansada de tentar preparar um frango assado suculento e macio, mas o resultado é sempre uma carne ressecada e sem sabor? Talvez você esteja deixando de lado um detalhe que faz toda a diferença no preparo do seu frango. E esse truque de especialista vale ainda para o peito de frango.
Para quem está em busca de uma alimentação saudável, com pouca gordura e menos carne vermelha devido aos riscos para a saúde, aprender as técnicas certas com quem entende do assunto é fundamental para garantir em casa um cardápio mais saboroso e prazeroso.
Veja o passo a passo com o cozinheiro Gabriel Frazão (@frazaocozinha) e aprenda de uma vez por todas a preparar uma receita saborosa de frango no forno macio e molhadinho por dentro.
Essa é a receita perfeita de frango assado para fazer em casa
"Chega de comer frango igual a papelão, seco, sem graça. Você merece um franguinho assado suculento, macio, sempre molhadinho por dentro", avisa Frazão. Expert em truques culinários, ele dá dicas de preparo que vale para todas as partes do frango, não apenas para o frango inteiro.
Ele ressalta que para cada litro de água, 5% deve ser sal: "Para mim é uma medida perfeita. Você pode experimentar aumentar o sal, mas cuidado para não ultrapassar os 10%, pode ser salgado demais e estragar seu preparo."
Muita gente erra ao exagerar na quantidade de sal quando está preparando o peito de frango e isso pode fazer com que ele resseque.
Modo de preparo:
Nessa base você pode incluir as especiarias e temperos de sua preferência. Ele só alerta para não evitar os temperos ácidos, pois tendem a deixar a carne mais rígida.
- Comece colocando numa panela 100 gramas de sal e em seguida, numa panelinha ou frigideira, aqueça as especiarias que você escolheu para o seu tempero: "Eu escolhi (grãos) de coentro e pimenta do reino."
- Antes de jogar as especiarias na panela com o sal, ele quebra um pouco (você também pode dar uma leve triturada) após aquecê-las na frigideira.
- Em seguida, ele mistura as especiarias batidas com o sal e algumas folhas de louro e aquece com a água, apenas para dissolver o sal (não precisa ferver a mistura).
- São dois litros de água fria para cada 100 gramas de sal.
- Inclua um "chorinho" de açúcar e um "chorinho" de laranja na mistura, também conhecida como salmoura, uma técnica de culinária.
- Leve a salmoura para uma travessa funda e coloque o frango ou os pedaços de frango mergulhados. Feche com um plástico-filme e coloque na geladeira. "O frango vai descansar a noite toda. A gente vai fazer ele só amanhã", avisa.
O tempo em que o frango fica na geladeira dentro da salmoura é para ganhar mais sabor, conforme o cozinheiro explica: "Nesse tempo, as fibras do frango vão absorver, se hidratar com essa água cheia de especiarias e sal e vai ficar no ponto preferido."
E ele garante para não se preocupar, pois a carne do frango não vai ficar salgada demais. No dia seguinte, tire o frango da travessa e coloque num tabuleiro para assar. A salmoura pode ser descartada.
"Por fim, é só assar normalmente o teu franguinho e você vai ter um frango de primeira! Extremamente suculento", avisa.
Veja mais!
Polêmica: lavar frango (com água sanitária) é seguro? Veja o que a ciência tem a dizer!
Chega de peito de frango seco! Descubra os segredos para uma carne muito suculenta