Você consegue manter o hábito de beber água com regularidade ao longo do dia? Se não for adepta da garrafinha, é fundamental ficar atenta aos intervalos muito espaçados sem a ingestão da bebida.
A água tem benefícios essenciais para a saúde do organismo, e ainda ajuda a melhorar o humor, controlar o peso e melhorar a concentração. Você só precisa saber os momentos certos e as quantidades para se hidratar.
Se o seu plano é beber mais água, essa é a melhor estratégia para ter mais saúde. "Todas as células do nosso corpo precisam de água. Ela é fundamental para o funcionamento da digestão, do coração, dos pulmões e do cérebro", afirma Sarah Krieger, nutricionista da Florida, ao Everyday Health.
Para aproveitar ao máximo os benefícios da água, veja algumas orientações de especialistas sobre os horários e quantidades mais eficientes.
Qual a quantidade certa de água devemos beber por dia?
Como já explicamos no TudoGostoso, existem algumas diretrizes sobre qual a quantidade de água deve ser ingerida diariamente. Basta multiplicar 35 ml para cada quilo do seu peso. O resultado será a quantidade ideal de ml por dia. Só é necessário estar atento para não exagerar no consumo de água para evitar problemas.
Um fato importante que deve ser considerado, e por este motivo esse valor alcançado não é exato, é que fatores externos podem interferir, como o seu nível de atividades, ambientes mais quentes ou secos, pessoas grávidas ou lactantes, entre outros fatores possíveis que exigem um aumento da hidratação.
As recomendações de ingestão de água das National Academies of Sciences, Engineering and Medicine sugerem que os homens bebam pelo menos 13 copos de 235 ml por dia e as mulheres 9 copos ou mais.
Esses são os melhores horários do dia para beber água
Se o seu objetivo é hidratação ou simplesmente aumentar o consumo por ter dificuldade em seguir o hábito de beber água, você precisar encontrar caminhos para manter uma constância ao longo do dia.
Alguns horários para a ingestão de água vão te ajudar a manter o corpo mais hidratado. Veja sete estratégias para te ajudar neste processo saudável e necessário para a sua saúde e bem-estar.
1. Beba de um a dois copos de água ao acordar
Antes de tomar o seu primeiro gole de café para despertar, inicie o dia com um a dois copos de água. Já que passamos algumas horas sem ingerir água enquanto dormimos, é muito importante compensar esse período em que o corpo fica desidratado.
Após beber água, tudo bem seguir para a sua xícara de café. A boa notícia é que também conta como líquido e, embora seja uma bebida com cafeína, que tende a ser desidratante, quantidades moderadas de café não são desidratantes, apontam estudos. Porém, o café não é um substituto para a água.
2. Um copo de água antes da refeição pode ajudar a regular a fome
A água pode desempenhar um papel importante no controle do peso, diz Melissa Mitri, nutricionista de Connecticut: "Beber um copo de água antes de uma refeição pode ajudá-lo a sentir-se mais cheio e evitar comer demais."
De fato, um pequeno estudo publicado em 2018 descobriu que beber água antes de uma refeição ajudou homens e mulheres a comerem menos e a se sentirem mais satisfeitos em comparação a um grupo que não bebeu água antes.
A água gelada por ser ainda melhor. Um pequeno estudo de 2019 descobriu que os participantes que beberam dois copos de água gelada comeram menos alimentos em comparação aos grupos que beberam água morna ou quente. A temperatura fria retarda a digestão e pode ajudar a reduzir o apetite.
3. Beba um copo de água durante a refeição
Se muitos especialistas não indicam ingerir líquidos durante as refeições, Mitri sugere o oposto. "Beber água com a comida ajuda a digestão", afirma.
"A água é especialmente importante para beber juntamente com alimentos ricos em fibras. A fibra move-se através do seu sistema digestivo e absorve água, ajudando a formar fezes e a promover a regularidade", acrescenta.
4. Beba água para despertar no meio da tarde ao invés de café
Durante a tarde, quando dá uma baixa de energia, é comum as pessoas recorrerem ao tradicional "café da tarde". Mas segundo frisa Mitri, a escolha dessa bebida pode prejudicar o seu sono. A ingestão de um snack açucarado pode ter efeitos igualmente indesejáveis: uma quebra de energia após um pico.
No lugar dessas soluções, tente resolver a possível causa principal: desidratação. Uma revisão publicada em 2019 observou que, para além da fadiga, a desidratação pode causar raiva, hostilidade, confusão e depressão.
Sabendo disso, fazer da água um hábito diário pode ajudar a garantir que a sua energia e, consequentemente, o seu humor se mantenham estáveis.
5. Beba água quando tiver uma dor de cabeça
Uma dor de cabeça pode ser um sintoma de desidratação, de acordo com a National Headache Foundation. Além disso, também pode desencadear crises de enxaqueca.
Para quem sofre esse problema, aumentar a ingestão de água pode ajudar a diminuir a gravidade, frequência e duração da enxaqueca, observou um estudo publicado em 2020.
6. Hidrate-se antes, durante e após o exercício
"A hidratação começa um ou dois dias antes do exercício", afirma Krieger, que alerta para não beber muita água antes de um treino na esperança de se hidratar. Essa estratégia pode provocar desconforto.
Certifique-se de que está a beber água regularmente nos dias que antecedem um treino, especialmente aqueles que são mais intensos ou suados. De acordo com a Cleveland Clinic, o ideal é fazer uma estratégia de hidratação a partir da semana anterior a uma prova de resistência.
Um estudo publicado em 2019 mostrou que entrar numa prova de resistência desidratado, mesmo que por uma pequena quantidade, pode diminuir o desempenho.
Beba um copo de água cerca de 30 minutos antes e beba durante os exercícios. Após o treino, volte a se hidratar bem para repor o que perdeu com o suor. Alguns exemplos de exercícios moderados:
- Corrida ao ar livre;
- Caminhada rápida pela manhã;
- Fazer uma subida reclinada de bicicleta.
7. Beba um ou dois goles de água antes de se deitar
Antes de dormir não é o melhor momento para beber água se deseja ter uma noite de sono tranquila. Caso contrário, você terá de se levantar no meio da noite para ir ao banho.
Tenha o seu copo de água na cabeceira da cama, caso tenha sede ou precise tomar algum medicamento. Se estiver com a boca seca, um ou dois goles de água pode te ajudar sem atrapalhar o sono.
Dicas de especialistas para criar o hábito de beber água
Um método de controle simples e prático para beber mais água é dizer a si próprio que vai beber um número X de garrafas, sugere Krieger. Por exemplo: Precisa encher a sua garrafa de 500 ml quatro vezes. Torne a água potável mais interessante: "Muitas pessoas não têm gosto pela água."
- Talvez a temperatura da água ajude a despertar o seu interesse, seja em temperatura ambiente ou com gelo.
- Incluir com rodelas de limão ou laranja pode deixar a bebida mais interessante, ou ainda com opções de água saborizada.
- Mantenha a água junto da sua cama, além de ser essencial para se manter hidratado, também vai reforçar o hábito como um lembrete visual.
- Comece o dia com água! "É mais fácil continuar esse hábito ao longo do dia do que tentar recuperar o atraso", afirma Mitri.
Veja mais!
Água com gás faz mal pro dente? Cientista de Harvard revela a verdade sobre a bebida e vai te surpreender
Por conter gás carbônico, assim como os refrigerantes, a água com gás faz mal para a saúde?