
Veja quais são os países afetados pela Coca-Cola com excesso de clorato (Créditos: Canva)
Um recall massivo de produtos Coca-Cola aconteceu na Europa na última segunda-feira (27). A empresa que engarrafa as bebidas é da Bélgica e anunciou que lotes afetados foram recolhidos tanto no país quanto na Holanda, Alemanha, Reino Unido, França e Luxemburgo por uma alta concentração de clorato.
Quantidades massivas de produtos Coca-Cola são retiradas de circulação
Os produtos retirados de circulação são as garrafas de vidro e latas retornáveis de Coca-Cola, Sprite, Fanta, Fuze Tea, Minute Maid, Nalu, Royal Bliss. A empresa ainda divulga que todos os produtos podem ser identificados com “código de produção que varia de 328 GE a 338 GE”.
A empresa responsável Coca-Cola Europacific Partners Belgium informou à AFP que não possuem um número exato de produtos, mas que é uma quantidade considerável. Informam também que os lotes de produtos afetados que estavam em circulação já foram retirados das lojas e que seguiram realizando as medidas para que todos que ainda podem ser encontrados à venda.
Os lotes de bebida Coca-Cola estavam à venda desde novembro e, caso alguém ainda tenha em casa, é aconselhado não consumir e ir até o local onde foi adquirido para que seja realizada a devolução e o reembolso.
O que é clorato encontrado nas bebidas Coca-Cola?
Segundo dados do site da Comissão Europeia, o clorato pode ser encontrado em diversos alimentos, já que essa substância é resultante do uso de desinfetantes à base de cloro usados no tratamento de água potável e no processo de alimentos na indústria. A exposição prolongada ao clorato pode ser prejudicial à saúde e causar danos ao sangue, rins e glândula tireoide. Por isso, há um enorme controle para que a concentração não ultrapasse números seguros definidos pelas agências reguladoras.
O recall da Coca-Cola na Europa pode afetar o Brasil?
Não, os produtos da Coca-Cola do Brasil não estão contaminados, não se preocupe. O recall aconteceu exclusivamente na Europa, não afetando nenhum dos produtos comercializados pela marca no Brasil. Recentemente, a marca também fez um recall de 2,8 milhões de garrafas de 500 ml na Áustria por contaminação com pedaços de metais.
Veja mais:
Coca-Cola elimina sabor permanentemente: a marca icônica de refrigerante promete “novo sabor empolgante em 2025”