• Entrar
  • Cadastrar
48 receitas simples e especiais para um almoço de Dia das Mães completo que a família toda vai amar

Sirva a sua mãe com um almoço completo e delicioso que ela merece apostando em receitas simples, mas cheias de sabor e amor

O melhor presente de Dia das Mães é um almoço completo (Créditos: TudoGostoso)

Quando o Dia das Mães já está à vista, você precisa se preparar de acordo. Afinal, nada de deixá-la chegar perto da cozinha nesse dia! Sabemos que a comida de mãe tem um sabor afetivo especial, mas no dia delas é papel dos filhos preparar a comida. Além de um café da manhã de Dia das Mães digno de hotel, na hora do almoço o cardápio precisa ser completo! Estamos falando de um almoço de Dia das Mães com entrada, prato principal, acompanhamento e sobremesa.

E nada de desculpas, viu! Dá para ter um Dia das Mães mais barato com ingredientes em conta e também dá para apostar em receitas rápidas que ficam prontas em menos de 20 minutos. Se você não é familiarizado com a cozinha, então siga o TudoGostoso com as nossas sugestões de receitas simples e especiais para fazer um almoço de Dia das Mães completo. Tem opção para todos os gostos, com carne, peixe, vegano, massas, saladas, doces e mais!

Entradas deliciosas para começar o almoço de Dia das Mães

As receitas de entradinhas são praticamente cartões de visita de qualquer refeição. Começando com um desses petiscos você com certeza vai deixar uma boa impressão na sua mãe.

Cebola empanada

Cebola empanada é entrada de restaurante (Créditos: TudoGostoso)

Você não precisa ir em um restaurante chique para deixar a sua mãe se deliciar com essa cebola empanada. Sirva com o molho de sua preferência que vai ser sucesso. Veja a receita de cebola empanada.

Barquinha de abobrinha com carne moída

Barquinha de abobrinha com carne moída para entrada (Créditos: TudoGostoso)

Essa entrada é como uma torrada com patê, só que em vez do pão é usada a abobrinha e a carne moída complementa o sabor. Veja a receita de barquinha de abobrinha recheada com carne moída.

Bolinho de aipim

Bolinho de aipim é um petisco típico (Créditos: TudoGostoso)

O bolinho de aipim é um petisco ótimo para comer enquanto bate papo antes do principal do almoço. O perigo é não conseguir parar de comer! Veja a receita de bolinho de aipim.

Canapé de salmão

Canapé de salmão é um petisco sofisticado (Créditos: TudoGostoso/Carolina Noveli)

O canapé de salmão é aquela entradinha de rico para mostrar o amor pela sua mãe. Apesar de toda a sofisticação, é muito fácil de fazer e impressionar. Veja a receita de canapé de salmão.

Bolinho de arroz

Bolinho de arroz é opção de entrada simples e barata (Créditos: TudoGostoso)

O bolinho de arroz é uma receita prática e você pode preparar essa entrada junto com o arroz do acompanhamento. Com temperos e recheios variados, os pratos ficam tão diferentes que ninguém vai achar que é preguiça. Veja a receita de bolinho de arroz.

Ceviche de tilápia

Ceviche de tilápia é petisco fácil sem fogão (Créditos: TudoGostoso)

O ceviche de tilápia é um prato típico do peru e vai fazer a sua mãe viajar sem sair de casa. O peixe mais usado é a tilápia, mas pode ser substituído por outro peixe branco. Veja a receita de ceviche de tilápia.

Opções de prato principal com carne para o almoço especial

Boi, frango, porco… Essas receitas de prato principal são perfeitas para aquelas mães que amam carnes de todos os tipos.

Costela na panela de pressão

Costela na panela de pressão é prático e delicioso (Créditos: TudoGostoso)

Com uma panela de pressão em mãos, você consegue cozinhar uma costela de boi bem suculenta para um prato de carne delicioso. Veja a receita de costela na panela de pressão.

Rocambole de carne moída

Rocambole de carne-moída é boa pedida de prato principal (Créditos: TudoGostoso)

O rocambole de carne moída parece um prato complicado de fazer, mas é na verdade simples e precisa de menos ingredientes do que você imagina. Veja a receita de rocambole de carne moída.

Galinhada

Galinhada é perfeito para almoço de família (Créditos: TudoGostoso)

A galinhada é um prato bem de mãe e você pode homenageá-la neste almoço de domingo com a sua própria versão. Veja a receita de galinhada.

Frango assado com batatas

Frango assado com batatas é combinação de ouro (Créditos: TudoGostoso)

O frango assado com batatas pode ser simples, mas quando vão ao forno juntos ficam ainda mais suculentos. Você pode fazer o frango inteiro ou em pedaços, fica ao seu critério. Veja a receita de frango assado com batatas.

Lombo de porco assado

Lombo de porco é digno de festa (Créditos: TudoGostoso)

Para o seu lombo de porco assado ficar bem saboroso, o truque é fazer furos antes de botar o molho e depois deixar marinar antes de assar. Fica delicioso! Veja a receita de lombo de porco assado.

Bisteca de porco ao forno

A bisteca de porco é perfeito para almoço (Créditos: TudoGostoso)

A bisteca de porco é uma carne nobre ideal para ocasiões especiais como o almoço de Dia das Mães. O molho é feito com mostarda, um suco cítrico, vinho e mais temperos que ficam incríveis na carne. Veja a receita de bisteca de porco ao forno.

Peixes e frutos do mar para aquela mãe que vive com pé no mar

Para as mães que são apaixonadas por qualquer peixe ou fruto do mar, essas são as escolhas certas de prato principal do almoço de Dia das Mães.

Peixe grelhado com molho de abacaxi

Peixe grelhado é bom para almoço prático (Créditos: TudoGostoso)

O molho de abacaxi traz uma acidez bem vinda que deixa o peixe grelhado ainda mais macio. A sua família vai amar a combinação de sabores. Veja a receita de peixe grelhado com molho de abacaxi.

Moqueca de peixe

Moqueca de peixe fica uma delícia usando cação (Créditos: TudoGostoso/Ana Lucia Venancio)

A moqueca é uma receita típica que normalmente é feita com camarão, mas essa versão com peixe tipo cação fica tão boa quanto. Veja a receita de moqueca de peixe.

Bacalhau com natas

Bacalhau de natas é prato típico português (Créditos: TudoGostoso)

Direto de Portugal, o bacalhau com natas é um prato bem cremoso que parece até um escondidinho de bacalhau. Veja a receita de bacalhau com natas.

Bacalhoada

Bacalhoada combina com festas (Créditos: TudoGostoso)

O bacalhau é um peixe tão amado no Brasil que não fica restrito às festas de Natal e de Páscoa. Experimente fazer essa bacalhoada incrível no Dia das Mães! Veja a receita de bacalhoada.

Camarão internacional

Camarão internacional do restaurante para a sua casa (Créditos: TudoGostoso)

Digno de um restaurante refinado, o camarão internacional tem de tudo, arroz, queijo, creme de leite, batata palha e, claro, o camarão brilhando no prato! E ele ainda fica pronto em menos de uma hora. Veja a receita de camarão internacional.

Bobó de camarão

Bobó de camarão cremoso para o almoço (Créditos: TudoGostoso)

O bobó de camarão é outra receita típica que pode estar na rotina, mas também cabe em qualquer festa. Veja a receita de bobó de camarão.

Alternativas vegetarianas para brilhar no prato principal

Se a sua mãe não come nenhum tipo de carne, esses pratos principais vegetarianos e veganos são perfeitos para o almoço de Dia das Mães dela.

Rocambole de lentilha

Rocambole de lentilha para um almoço vegano (Créditos: TudoGostoso/Elaine Milanez)

Você pode fazer um rocambole salgado vegano usando lentilha como base. Fica tão proteico quanto qualquer carne e tem ainda mais camadas de sabor. Veja a receita de rocambole de lentilha.

Moqueca de palmito

Moqueca de palmito sem carne mas cheia de sabor (Créditos: TudoGostoso)

A clássica moqueca não precisa de camarão ou qualquer fruto do mar para ficar deliciosa. É só usar o palmito e aproveitar todo o sabor! Veja a receita de moqueca de palmito.

Cuscuz marroquino

Cuscuz marroquino pode ter o seu gosto com ou sem carne e manteiga (Créditos: TudoGostoso)

O cuscuz marroquino é naturalmente vegetariano e você pode substituir a manteiga por margarina ou outra opção vegetal se quiser uma versão vegana prática. Veja a receita de cuscuz marroquino.

Estrogonofe vegano

Estrogonofe vegano substitui o leite e a carne (Créditos: TudoGostoso)

O segredo para fazer um estrogonofe vegano é usar palmito e cogumelo no lugar da carne e fazer um creme com leite de aveia caseiro. É incrível como fica igual a um estrogonofe de frango. Veja a receita de estrogonofe vegano.

Risoto de palmito

Risoto de palmito tem a cremosidade que precisa para essa receita (Créditos: TudoGostoso)

Arroz cremoso com palmito e muito queijo? Delícia pura! Sua mãe vai amar esse prato no dia especial dela. Veja a receita de risoto de palmito.

Abóbora recheada

Abóbora recheada é recipiente e comida juntos (Créditos: TudoGostoso)

Se você está responsável por cozinhar para toda a família, vale a pena apostar em uma porção grande como esta abóbora inteira recheada e sem produtos de origem animal. Veja a receita de abóbora recheada.

Massas que agradam mães de qualquer lugar

As massas combinam com almoço de domingo, ainda mais no Dia das Mães! Esses pratos são de dar orgulho até nas mamães italianas.

Lasanha de carne moída

Lasanha de carne moída para almoço de domingo (Créditos: TudoGostoso)

A lasanha de carne moída é um prato que já tem gosto de comida caseira. Assim como você tem memória afetiva com a lasanha da sua mãe, mostre para ela que aprendeu com a melhor com essa receita deliciosa. Veja a receita de lasanha de carne moída.

Massa de panqueca

Massa de panqueca para rechear como quiser (Créditos: TudoGostoso)

Panqueca é um almoço simples, mas que pode ser especial. Com essa receita de massa, você pode rechear como quiser. Carne moída, frango desfiado, queijo e presunto, escolha o sabor predileto da sua mãe. Veja a receita de massa de panqueca.

Espaguete à carbonara

Espaguete à carbonara é clássico italiano (Créditos: TudoGostoso)

O espaguete à carbonara é um prato elegante e incrivelmente fácil de fazer. Uma massa com creme de leite e bacon não tem erro. Veja a receita de espaguete à carbonara.

Massa ao pesto

Macarrão com pesto fica melhor com massas curtas como penne e fusilli (Créditos: TudoGostoso/Karina Batista)

Um molho de ervas como o pesto deixa a massa, um prato considerado mais “pesado”, mais leve e refrescante até quando é servido bem quente. Veja a receita de massa ao pesto.

Nhoque de batata

Faça nhoque de batata caseiro para sua mãe (Créditos: TudoGostoso)

O nhoque de batata é uma massa fácil de fazer do zero em casa usando apenas purê de batata e farinha. É perfeito para trazer aquela comida bem caseira para o almoço de Dia das Mães. Veja a receita de nhoque de batata.

Macarrão de panela de pressão

Macarrão na panela de pressão fica pronto rapidinho (Créditos: TudoGostoso)

Nada de se sentir pressionado para fazer o almoço! Com esse macarrão de panela de pressão a massa fica pronta em poucos minutos e não tem erro. Veja a receita de macarrão de panela de pressão.

Acompanhamentos que incrementam qualquer almoço

Não tem almoço completo de Dia das Mães sem os acompanhamentos certos. Escolha um ou dois que complementem melhor o prato principal para encher a mesa de delícias.

Arroz de cuxá

Arroz de cuxá é um acompanhamento completo (Créditos: TudoGostoso)

O arroz de cuxá é típico do Maranhão e do Nordeste, mas mães de todo o Brasil vão amar! A mistura de arroz com gergelim é incrível e fica mais crocante. Veja a receita de arroz de cuxá.

Salpicão de frango

Salpicão de frango é guarnição clássica (Créditos: TudoGostoso)

O salpicão de frango é muito comum no Natal, mas qualquer reunião de família pode pedir um bom salpicão de acompanhamento do almoço. Veja a receita de salpicão de frango.

Feijão tropeiro

Aposte no feijão tropeiro em qualquer ocasião (Créditos: TudoGostoso)

O toucinho, a farinha e o cheiro verde é o que deixam o feijão tropeiro diferente de qualquer outra receita de feijão para o almoço, perfeito para a data. Veja a receita de feijão tropeiro.

Abobrinha refogada

Abobrinha refogada é acompanhamento saudável (Créditos: TudoGostoso)

Você não precisa ser vegano para aproveitar uma abobrinha refogada de acompanhamento. Da forma como ela é preparada fica parecendo uma batata cozida, bem macia e temperada. Veja a receita de abobrinha refogada.

Farofa

Não tem como errar com farofa (Créditos: TudoGostoso)

Simples e direta, a farofa é uma receita coringa que cai bem como acompanhamento de qualquer almoço. Veja a receita de farofa.

Batata gratinada

Batata gratinada foge do comum da batata frita (Créditos: TudoGostoso)

Montar acompanhamentos para o almoço sem batata nem parece fazer sentido. Essa batata gratinada é uma delícia com o creme de queijo quentinho que chega a sair fumaça ao servir. Veja a receita de batata gratinada.

Saladas para manter o Dia das Mães cheio de frescor

Uma saladinha não pode faltar, não é? É sempre bom ter uma opção de prato mais leve para equilibrar todos os sabores do almoço completo.

Salada caesar

Salada ceasar é crocante e tem molho especial (Créditos: TudoGostoso)

A salada caesar é típica dos restaurantes, mas é mais simples de fazer do que você imagina. A dica é colocar e misturar os croutons só na hora de servir para ficarem bem crocantes. Veja a receita de salada caesar.

Sunomono

Salada de pepino é mais saboroso do que você pensa (Créditos: TudoGostoso)

Sunomono é uma salada de pepino marinado com gergelim. É uma salada bem fresca, ótima para se o dia estiver quente. Veja a receita de sunomono (salada de pepino).

Salada tropical

Refresque-se com a salada tropical (Créditos: TudoGostoso/Fran Weider)

Uma salada tropical no Brasil faz todo o sentido. Os ingredientes são todos bem frescos e o toque secreto da manga é o que faz a diferença no sabor. Veja a receita de salada tropical.

Salada de maionese

Salada de maionese é cremosa e melhor servida direto da geladeira (Créditos: TudoGostoso)

A salada de maionese é mais cremosa e leva principalmente batata e cenoura. Não é uma salada tão leve quanto as outras, mas garantimos o sabor! Veja a receita de salada de maionese.

Salada de grão-de-bico

A salada de grão-de-bico é crocante e colorida (Créditos: TudoGostoso)

Cozinhar grão-de-bico não é tão complicado ou demorado de fazer, especialmente se usar nessa salada bem nutritiva e repleta de texturas. Veja a receita de salada de grão-de-bico.

Salada de berinjela

Salada de berinjela traz um novo sabor ao seu almoço (Créditos: TudoGostoso)

A berinjela cortada em cubinhos e regada em azeite e molho shoyu fazem uma salada diferente para o Dia das Mães. Veja a receita de salada de berinjela.

Sobremesas tão doces quanto a sua mãe

Para fechar o almoço, prepare uma dessas sobremesas para o Dia das Mães doces e deliciosas.

Bolo de Dia das Mães

Bolo de Dia das Mães com recheio de morango e decoração floral (Créditos: TudoGostoso)

Não tem mãe que não vai gostar de um bolo de Dia das Mães decorado como esse para celebrar a data! A massa é de um bolo simples, com recheio de brigadeiro de morango e uma cobertura de chantilly rosa. Veja a receita de bolo de Dia das Mães.

Pudim de leite condensado

Com ou sem furinho, pudim de leite condensado é perfeito (Créditos: TudoGostoso)

Pudim de leite condensado é a sobremesa clássica dos encontros de família. Não esqueça de seguir as dicas do TudoGostoso para fazer um pudim liso ou com furinhos para agradar o gosto da sua mãe. Veja a receita de pudim de leite condensado.

Torta de limão

Torta de limão geladinha com o aroma da fruta cítrica (Créditos: TudoGostoso)

A torta de limão é uma sobremesa clássica que as mães costumam amar. O merengue tostado que esconde um creme de limão delicioso é irresistível. Veja a receita de torta de limão.

Bolo de chocolate simples

A simplicidade do bolo de chocolate pode ser a sobremesa perfeita (Créditos: TudoGostoso)

Se a confeitaria não é a sua praia, aposte em um bolo de chocolate simples e fofinho que é sempre sucesso. Veja a receita de bolo de chocolate simples.

Pavê de morango

Pavê de morango é sempre assunto em reuniões de família (Créditos: TudoGostoso)

O pavê de morango é a receita das festas que até a sua mãe vai querer fazer a piada quando tirar o doce da geladeira. Veja a receita de pavê de morango.

Torta holandesa

Torta holandesa é um doce que combina com festas (Créditos: TudoGostoso)

A torta holandesa é de uma fineza com os biscoitos rodeando as camadas de creme e de chocolate. Cai bem em qualquer comemoração! Veja a receita de torta holandesa.


Veja mais:

Renda extra no Dia das Mães: ideias de menu completo para vender e lucrar
Descubra as receitas que dão match com a mãe de cada signo e arrase no almoço de dia das mães
Cesta de café da manhã: dicas de como fazer para presentear alguém especial

Temas relacionados