Uma grande reclamação dos pais das crianças pequenas é o lanche voltar intacto da lancheira. Isso é algo bem comum, principalmente nos primeiros anos na escolinha. Por mais que os responsáveis se empenhem e coloquem alimentos que as crianças gostam, o lanche continua voltando. Porém, você sabia que a forma como você organiza a comida na lancheira pode ser o problema?
Como organizar a comida na lancheira das crianças: nutricionista explica truque prático que vai fazer toda a diferença!
A nutricionista de crianças Juliana Araújo contou em um vídeo publicado no seu Instagram que muitos pais reclamam da lancheira voltar cheia, e eles não entenderem por que, mas a especialista traz uma resposta que pode te surpreender: a forma como você corta os alimentos faz toda a diferença!
Segundo Juliana, um estudo observacional comprovou que a aceitação do lanche pelas crianças é influenciada pela forma como ele se apresenta na lancheira. Isso acontece com crianças pequenas, porque o horário do lanche é muito próximo do horário de brincar.
Ela explica que as crianças na fase escolar, quando olham um alimento inteiro, a aceitação é de cerca de 15%. Quando o alimento é cortado em pedaços maiores, essa aceitação já aumenta para 30%. Quando o alimento é cortado em pequenos pedaços, do tamanho da mordida e da mãozinha da criança, a aceitação sobe para até 75%.
No vídeo, a nutricionista faz o comparativo com um sanduíche, mas essa dica pode ser aplicada a qualquer alimento: frutas, legumes, verduras… Todos os alimentos que você tem o costume de colocar inteiros na lancheira da criança, experimente cortar e veja se funciona.
Truque só deve ser usado durante o lanche
Nos comentários, muitos usuários questionaram se esse tipo de atitude não resultaria em crianças seletivas e dependentes, podendo gerar adultos “mimados”. Porém, Juliana responde que é importante entender que isso só deve ser feito na lancheira. Nas outras refeições, a criança deve ter uma certa autonomia para conhecer os alimentos inteiros, para não crescerem como adultos seletivos.
Se você gostou desse tipo de conteúdo, continue acessando o TudoGostoso para mais!
Veja mais:
As crianças vão surtar com essa receita: bolo de pipoca sem assar é a guloseima perfeita pro fim de semana