• Entrar
  • Cadastrar
Volta às aulas: como montar lancheira infantil prática e saudável e que as crianças vão adorar

As aulas voltaram e você ainda tem dúvida de como montar uma lancheira infantil saudável e prática? Pegue essas dicas supersimples e saiba o que mandar para alimentar a criançada

O ano letivo começou e, além da imensa lista de materiais, outra preocupação começa a aparecer: como montar uma lancheira infantil saudável e prática para o dia a dia. Você sabia que pelo menos uma refeição é feita na escola? Por isso é muito importante saber o que colocar para o lanchinho manter a saúde e ser gostoso para os pequenos. Veja mais com a gente!

Como montar a lancheira das crianças nessa volta às aulas

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as crianças precisam comer de 5 a 6 refeições por dia. Ou seja, além das 3 principais - café da manhã, almoço e jantar - é importante adicionar os lanchinhos na rotina, com um intervalo de 3 horas entre cada um deles. Fica muito mais fácil fazer a lancheirinha seguindo as nossas dicas.

como montar lancheira infantil saudável e prática: sanduíche em formato de estrela, com frutas em forminhas coloridas, dentro de pote plástico em cima de uma mesa Decore o lanche das crianças com formatos divertidos e forminhas coloridas

1) Considere os horários das aulas

O primeiro passo é considerar em que período do dia acontecem as aulas. Se for apenas pela manhã ou pela tarde, apenas um lanchinho é suficiente. Se for em período integral, certifique-se de como será servido o almoço e organize-se para duas ou mais refeições.

2) Preste atenção nas quantidades

Escola e creche são lugares para diversas atividades e o lanche é apenas uma pequena parte da quantidade total que uma criança deve comer. Então não exagere nas porções, afinal isso pode gerar desperdício de comida e uma recusa de comer nos dias seguintes.

3) Procure variar o cardápio

Variar o cardápio é muito importante para garantir que os pequeninos consumam todos os nutrientes necessários e também que não enjoem da comida. Para fazer boas escolhas sem dificuldade, observe os hábitos alimentares da criança, conheça as frutas da estação e organize a lista de alimentos antes de ir ao supermercado.

4) Quanto mais natural, melhor

A gente sabe que na correria do dia a dia fica difícil se comer 100% de itens in natura, mas é fundamental reduzir o número de industrializados e processados na infância. Experimente deixar frutinhas já cortadas para facilitar na hora da montagem, ou prepare cookies rápidos para enviar no lugar de um biscoito recheado. Se não for possível evitar os industrializados, tente optar por aqueles com menor quantidade de açúcar, sódio e gordura.

5) Faça decorações criativas

Crianças prestam muita atenção na decoração das coisas. Quanto mais lúdico, colorido e atrativo, melhor. Para competir com as embalagens dos alimentos processados do mercado, invista em adesivos de personagens, cheios de cores e até com cheirinho. Usar cortadores com formatos divertidos para os sanduíches, frutas e biscoitos também é uma ótima ideia. Aproveite para colocar talheres de plástico enfeitados. Elas vão amar a novidade!

6) Tente preparar a lancheira junto com os pequenos

Imagina fazer do momento de montar a lancheira uma hora divertida, respeitando as opiniões da criança e envolvendo-as no processo. Isso pode, além de estimular que todo o alimento enviado seja consumido, fazer com que as escolhas sejam mais assertivas.

Opções de pratos para colocar na lancheira

Chegou a hora de colocar todo o planejamento em prática e você ainda não sabe o que cozinhar para mandar nas refeições? Calma, vamos te ajudar com essas dicas de cardápios que as crianças amam comer e os responsáveis se apaixonam pela praticidade.

1) Melancia cortada + sanduíche natural com frango e requeijão + suco de laranja natural

2) Morangos picados + pipoca sem caroço + muffin de banana + água

muffin de banana dentro de forma de cupcake em cima de uma toalha verde quadriculada Um deliciosos e saudável muffin de banana com castanhas

3) Salada de frutas + tapioca com queijo e ovos + suco de uva natural

4) Gomos de laranja sem caroço + biscoito de polvilho caseiro + água de coco

5) Iogurte natural com frutas doces + pão de queijo de frigideira + leite com achocolatado/cacau em pó

É importante entender que, caso a criança não possua restrições alimentares, inserir uma “besteirinha” vez ou outra não faz mal. O importante é manter uma alimentação balanceada e dentro do planejamento alimentar da família.

https://www.youtube.com/watch?v=NW6PO4mXTL8

Veja mais:

Bento box: conheça a marmita japonesa que promete organizar suas refeições

Lancheira infantil: 6 modelos com formatos diferentes para estimular a alimentação das crianças

Temas relacionados