• Entrar
  • Cadastrar
Pudim de pistache é a sobremesa clássica com o ingrediente do momento que toda a sua família vai amar

Inove na receita de pudim de sempre com o ingrediente que virou sensação dos doces e sobremesas no último ano

Pudim de pistache é a sobremesa clássica com o ingrediente do momento que toda a sua família vai amar

O pistache transforma o pudim de sempre em algo mais especial (Créditos: Shutterstock)

Não tem jeito, pistache é a sensação do momento e cada receita de doce nova que aparece com esse ingrediente merece uma atenção mais do que especial. No Natal não se falava de outra coisa senão no panetone de pistache. Na Páscoa, a aposta de todas as marcas famosas foi no ovo de pistache bem recheado.

Nas cozinhas de todo o Brasil não pararam de surgir mais versões de sobremesas clássicas brasileiras com o sabor especial dessa oleaginosa. É brigadeiro de pistache, pavê de pistache e até bombom de chocolate com pistache! A receita da vez é um brasileiríssimo pudim de pistache, com a textura macia de sempre, mas um sabor de pistache que já é denunciado pela cor do doce! Aprenda como fazer o pudim de pistache no TudoGostoso e surpreenda seus convidados.

Como fazer pudim de pistache?

A cobertura tradicional de qualquer pudim é a calda de caramelo e aqui não poderia ser diferente. O açúcar ressalta o sabor do pistache e você ainda pode incrementar com pedacinhos do fruto.

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite (medida na lata de leite condensado
  • 50 g de pasta de pistache
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara de água
  • pistache torrado para decorar

Modo de preparo

  1. Para começar a receita, você precisa ter a pasta de pistache pronta. Você pode comprar no mercado, mas se não quiser pagar caro nesta delícia você pode preparar o creme em casa que parece uma nutella de pistache triturando pistache descascado e misturando com a mesma proporção de chocolate branco derretido, uma colher de leite em pó e essência de baunilha a gosto.
  2. Com todos os ingredientes em mãos, coloque os ovos, o leite condensado, o leite e a pasta de pistache no liquidificador.
  3. Bata todos os ingredientes até formar uma massa homogênea levemente esverdeada. Se quiser que o doce fique com um tom de verde mais forte como o das confeitarias, o segredo é adicionar uma gotinhas de corante alimentício líquido. Reserve e deixe a massa descansar para ter um pudim liso e sem furinhos.
  4. Enquanto isso, prepare a calda de caramelo. O preparo é igual o de sempre, derreta o açúcar em uma panela até caramelizar e acrescente a água para deixar a calda encorpada.
  5. Despeje a calda no fundo da forma de pudim e gire para pegar nas laterais.
  6. Coloque a massa do pudim na forma.
  7. Bote a forma em uma assadeira maior ou uma panela grande e asse em banho-maria coberto com papel alumínio em forno baixo para médio de 160ºC a 180ºC por aproximadamente 1h30.
  8. Depois de assado, leve a forma de pudim à geladeira por pelo menos 6 horas ou mais para firmar bem.
  9. Após esse tempo, bote um prato em cima e vire para desenformar. Decore com pedacinhos de pistache torrados e triturados para dar ainda mais sabor e um toque crocante delicioso.


Veja mais:
Por que o Ceará é o primeiro produtor de pistache do Brasil?
Como usar pistache do jeito certo: veja dicas e receitas para entrar no clima do dia mundial desse ingrediente queridinho!
O benefício pouco conhecido do pistache que muitos precisam e não sabem

Temas relacionados