O pistache vive seu momento de glória no mundo da culinária: ele é um dos alimentos mais procurados e presentes em diferentes receitas. E engana-se quem acredita que essa oleaginosa só fica cheia de sabor em pratos doces: é verdade que ela é bem mais popular em sobremesas, como pavês e até nos ovos de Páscoa, mas também pode ser o ingrediente que vai deixar seu molho posto ainda mais saboroso.
Uma receita muito fácil e saborosa de molho pesto de pistache foi compartilhada pela cozinheira Pina Bresciani em seu TikTok e já alcançou milhares de visualizações. No molho pesto de pistache, a oleaginosa substitui o pinoli, castanha de origem mediterrânea tradicionalmente usada nesse preparo.
Precisa descascar o pistache para o molho pesto?
De acordo com a cozinheira, para fazer esse pesto, você pode ou não descascar os pistaches. “Deixar as cascas dá ao pesto uma textura mais granulada e, na minha opinião, um pouco mais de sabor. Ele terá uma cor mais escura do que se você descascar os pistaches”, explicou Pina.
A cozinheira ainda aponta que, caso opte por descascar os pistaches, é indicado fervê-los por cinco minutos. “Retire-os da água e aperte cada pistache entre os dedos e a casca sairá imediatamente. O pesto resultante será mais suave e de cor mais clara do que se você deixar os pistaches sem casca”, comparou.
Qual é a melhor forma de guardar seu molho pesto de pistache?
De acordo com Pina, a melhor forma de armazenar esse molho é em um pote hermético com um pouco de azeite de oliva extra. “Coloque na geladeira por até 3 dias ou leve ao freezer por até 3 meses. Quando estiver pronto para usar, descongele completamente na geladeira”, orientou.
Receita do molho pesto de pistache
Ingredientes:
150 gramas de pistaches
10 folhas manjericão
1 dente de alho
1 colher de sopa de pecorino (ou queijo à base leite ovelha)
1 colher de sopa de queijo parmesão
2 col. sopa parmesão
sal
pimenta
2 col. sopa azeite
Modo de preparo:
1 - Adicione pistache, manjericão, parmesão, pecorino, alho e metade do azeite de oliva em um processador de alimentos;
2 - Processe no processador de alimentos até que os ingredientes comecem a se misturar, cerca de 1 minuto.
3 - Acrescente o restante do azeite de oliva, sal a gosto e continue processando até obter uma consistência homogênea.
Veja mais:
- Pistache no café da manhã: aprenda receita proteica e sem açúcar que vai te fazer amar a oleaginosa;