O ovo de pistache é uma tendência de Páscoa que chegou como novidade que parecia passageira, mas entrou no gosto do público e hoje já é um clássico dessa festa saborosa. O segredo do sucesso dessa delícia está no recheio cremosíssimo e aveludado de brigadeiro com sabor e pedaços de pistache no meio. Para saborear um ovo de Páscoa de pistache muitas pessoas partem para os produtos caros do mercado, mas você pode apreciar essa delícia em casa sem gastar tanto. Você pode usar essa receita tanto para fazer um ovo de colher de pistache bem completo quanto para um ovo de Páscoa de pistache recheado só na casca. O chocolate para servir de base nesta gostosura pode ser o seu preferido. O chocolate branco combina muito bem com o pistache, mas o chocolate ao leite ou mesmo o amargo também ficam deliciosos. É só escolher a sua versão favorita ou, se não conseguir decidir, fazer um de cada!
Ingredientes (2 porções)
200 g de chocolate de sua preferência (ao leite, amargo ou branco) 1 lata de leite condensado (395g) 1 caixa de creme de leite (200ml) 50 g de pistache torrado, triturado e sem casca (ou pasta de pistache) corante alimentício verde (opcional) pistache triturado a gosto para decorar (opcional)
Modo de preparo
- 1
Comece preparando o recheio de brigadeiro de pistache. Para usar o pistache natural, primeiro tire as cascas, coloque-o espalhado em uma assadeira e leve ao forno a 180ºC até dourar. Depois triture com um processador de alimentos, liquidificador ou com uma faca. Você também pode usar a pasta de pistache concentrada na mesma quantidade se preferir.
- 2
Coloque o leite condensado e o creme de leite em uma panela e leve ao fogo médio.
- 3
Misture até começarem a derreter juntos e então adicione o pistache triturado ou a pasta de pistache. Adicione algumas gotas de corante alimentício verde caso queira uma cor vibrante como o dos ovos de pistache do mercado.
- 4
Continue misturando para incorporar e esquentar por igual.
- 5
Deixe cozinhar até ficar em ponto de brigadeiro de recheio, cremoso ao levantar a espátula e já começando a ver o fundo ao mexer, mas antes de ficar firme demais.
- 6
Despeje o recheio de brigadeiro de pistache em uma travessa e cubra com plástico-filme encostando delicadamente nele. Leve à geladeira para esfriar.
- 7
Enquanto isso, derreta o chocolate à sua escolha para fazer a casca do seu ovo de Páscoa. O ideal é usar um chocolate de qualidade e fazer a temperagem, mas pode usar um chocolate fracionado mais fácil de derreter no ponto certo.
- 8
Coloque o chocolate já derretido na forma de ovo de Páscoa de acetato ou silicone e leve à geladeira até firmar.
- 9
Depois, coloque o recheio no ovo de Páscoa. Você pode fazer como ovo de colher e rechear com o brigadeiro por todo o interior do ovo ou então fazer uma casca recheada. No segundo caso, bote em quantidade menor e espalhe com uma colher para fazer uma camada uniforme em toda a extensão e então cubra com mais chocolate derretido.
- 10
Para finalizar, pode usar um pouco de pistache torrado que tenha sobrado ou fazer “riscos” de chocolate derretido que tenha sobrado por cima. Leve à geladeira por mais alguns minutos para ficar bem geladinho e firme. Então estará pronto para degustar ou presentear!
Informações adicionais
Qual é o melhor chocolate para o ovo de pistache?
O pistache pode ser a estrela nessa receita, mas um bom ovo de Páscoa que se preze precisa ter a casca de chocolate perfeita para receber o doce. A primeira decisão que você vai ter que fazer é escolher o tipo de chocolate: ao leite, amargo ou branco. Cada um tem a sua vantagem.
Para o ovo de pistache, muitos preferem o chocolate branco que é mais suave e leitoso e deixa a oleaginosa brilhar. Por outro lado, o chocolate ao leite é o mais tradicional nas receitas de ovo de Páscoa e não tem erro com ele. Já o chocolate amargo é o queridinho de quem não gosta de doces muito açucarados porque equilibra muito bem o recheio.
Quando se trata do melhor tipo de chocolate para fazer ovo de Páscoa, o chocolate puro ou nobre é o mais saboroso. Mas, se optar por esse tipo, saiba que temperar o chocolate é fundamental para fazer ovo de Páscoa com a casquinha perfeita que não derrete só de segurar. Isso também vale para outras receitas, como o ovo de Páscoa recheado de brigadeiro e o ovo de páscoa recheado com bolo de cenoura.
No entanto, fazer a temperagem pode ser difícil ainda mais sem um termômetro culinário. Se seu objetivo não é conseguir renda extra na Páscoa e sim só fazer o ovo de pistache para você e seus amigos, usar um chocolate fracionado de qualidade dispensa esse processo e facilita o preparo.
Como acertar no ponto do recheio do ovo de Páscoa de pistache?
O recheio do ovo de pistache também precisa de um carinho especial para ficar tão incrível quanto o das lojas. Tudo começa em como usar pistache do jeito certo. Você pode até comprar já sem casca e triturado, mas para fazer doces como o panetone de pistache e o sorvete de pistache, não pode ser a versão com sal dos petiscos, viu?
Caso compre o pistache inteiro, que geralmente sai mais barato, basta pressionar a lateral da faca sobre o pistache que ele sai fácil como se fosse alho. Para triturar, pode quebrar grosseiramente com uma faca que é o suficiente. Agora, se quiser realçar o sabor e ainda ter um toque crocante na sua receita de ovo de Páscoa de pistache, não esqueça de torrar os grãos. Alguns minutinhos em forno alto são o suficiente para isso.
Em vez de usar o pistache puro, você também pode usar a pasta de pistache, caseira ou pronta, ou então até misturar um pouco de cada para ter o sabor intenso e a crocância. Nesta receita de ovo de Páscoa recheado de pistache é usado um tipo de brigadeiro de pistache mais cremoso, mas você também pode fazer recheio de pistache para ovo de Páscoa com chocolate branco que também fica uma delícia.
Aprenda mais sobre as delícias do pistache, veja também:
Pavê de pistache é a sobremesa de Páscoa perfeita para quem quer fugir do chocolate
Por que o Ceará é o primeiro produtor de pistache do Brasil?
Pistache no café da manhã: aprenda receita proteica e sem açúcar que vai te fazer amar a oleaginosa