O ovo de Páscoa recheado de bolo de cenoura é a junção de dois grandes amores do brasileiro: chocolate e bolo de cenoura. E vamos ser sinceros, tem alguma sobremesa que une ainda mais o simbolismo da data do que essa? O ovo do renascimento e a cenoura do coelho da páscoa juntos em um só doce para trazer alegria a quem provar essa maravilha! A receita é bem fácil mas pode ser um pouco trabalhosa, já que você terá que fazer o bolo de cenoura separadamente para rechear o ovo de Páscoa. Dependendo do tipo de chocolate que você usar para a casca do ovo de Páscoa, também será necessário fazer a temperagem dele (processo de levar o chocolate até a temperatura ideal em que a manteiga de cacau cristaliza da maneira correta), para que ele não quebre nem derreta com tanta facilidade. Mas pode ter certeza que valerá a pena!
Ingredientes (8 porções)
Para o bolo de cenoura
- 1 xícara (chá) de óleo
- 3 cenouras médias raladas ou cortadas em cubinhos
- 3 ovos
- 2 copos (200ml) de açúcar
- 2 copos (200ml) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Para o recheio (brigadeiro)
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 4 colheres de nescau
- 1 lata de leite condensado
Para a montagem
- 1 banda de ovo de páscoa grande, comprado pronto ou feito por você
Modo de preparo
- 1
Para o bolo:
Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo.
- 2
Acrescente o açúcar e bata por mais 5 minutos.
- 3
Coloque esta mistura em uma tigela e só então acrescente a farinha de trigo.
- 4
Misture o fermento delicadamente.
- 5
Asse em forno preaquecido (180ºC) por 40 minutos em uma forma retangular.
- 6
Para o recheio:
Em fogo baixo derreta a margarina em uma panela.
- 7
Acrescente o nescau e o leite condensado.
- 8
Mexa até formar uma "calda" grossa.
- 9
Montagem:
Espere o bolo esfriar e corte-o em fatias retangulares.
- 10
Em uma banda de ovo de páscoa grande comprado pronto ou feito por você mesma arrume fatias retangulares de bolo e recheio, intercalando-os, e pressionando bem para que assentem.
- 11
Termine com fatias de bolo.
- 12
Decore como quiser!
- 13
Leve à geladeira por cerca de 1 hora.
- 14
Sirva a temperatura ambiente.
Informações adicionais
Garanta um bolo de cenoura fofinho para seu ovo de Páscoa
Para fazer o seu ovo de Páscoa recheado com bolo de cenoura, é importante fazer um bolo de cenoura delicioso. O TudoGostoso tem várias opções de receitas para você escolher. Independente de qual fizer, você deve tomar alguns cuidados para garantir que seu ovo de Páscoa não seja recheado com bolo solado. Antes de adicionar o fermento químico à massa, misture um pouco do pó com água para testar se ele ainda está bom. Caso contrário ele pode não fazer o bolo crescer no forno e acabar solando. Também se deve respeitar a proporção entre cenoura e farinha para evitar esse problema. O ideal é cerca de 250 gramas de cenoura para cada 2 copos de farinha de trigo. Para a calda do bolo de cenoura, você pode usar diferentes receitas de brigadeiro.
Para a casca do ovo de Páscoa, escolha o chocolate correto
Você sabia que a composição do chocolate pode influenciar na facilidade de trabalhar com ele? Dependendo do seu nível de experiência, talvez você deva escolher outro tipo de chocolate. De acordo com a lei brasileira, temos três tipos de chocolate considerando a quantidade de manteiga de cacau na composição dele. Chocolates com pelo menos 25% de manteiga de cacau são chamados de chocolate puro. Esses são mais complicados de trabalhar e precisam passar pelo processo de temperagem, que nada mais é aquecer até uma determinada temperatura e resfriá-lo novamente para que a manteiga de cacau cristalize corretamente dando mais resistência e brilho para o chocolate. Os que têm parte desses 25% de manteiga de cacau mínimos substituído por outra gordura vegetal são chamados de chocolates fracionados. E os que toda a manteiga de cacau é substituída por outra gordura vegetal são chamados de chocolates hidrogenados. Esses dois últimos não precisam passar pelo processo de temperagem, são mais resistentes ao calor, mais fáceis de trabalhar, mas possuem um sabor inferior aos chocolates puros. Eles são mais indicados para banhos de chocolates usados em receitas como alfajors, donuts, bolos e bombons.