• Entrar
  • Cadastrar
Detalhe no modo de preparo da receita de molho pesto faz toda diferença no resultado. Aprenda esse truque essencial!
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Você não vai acreditar como molho pesto vai ficar muito mais verdinho e durar mais tempo usando apenas esse truque!

Detalhe no modo de preparo da receita de molho pesto faz toda diferença no resultado. Aprenda esse truque essencial!

Veja o truque para deixar o molho pesto perfeito (Créditos: Shutterstock)

O molho pesto é um condimento de origem italiana muito usado no preparo de massas. Superfácil de fazer, ele é um curinga para se ter em casa, já que ele também pode ser usado como tempero e até para servir de acompanhamento para carnes. Porém, ele pode estragar rapidamente se você não tomar alguns cuidados no preparo e no armazenamento. Para isso, o TudoGostoso vai ensinar a dica que você precisa seguir para que o seu molho pesto fique perfeito e dure bastante. Confira!

Por que o molho pesto escurece?

O molho pesto escurece por conta da oxidação. Esse processo de oxidação acontece com diversos alimentos e receitas, e nem sempre é motivo para preocupação. No entanto, no caso do molho pesto, a oxidação causa mau odor e sabor amargo, além do escurecimento.

Dica para o molho pesto não escurecer

É claro que o molho pesto vai escurecer e estragar em algum momento se ele não for consumido dentro do prazo ideal. Porém, para evitar que isso aconteça antes da hora, o TudoGostoso te ensina uma dica bem simples e rápida.

O molho pesto é feito no processador usando pinoli (ou alguma outra oleaginosa como nozes e castanha, já que pinoli é bem caro e difícil de encontrar), azeite de oliva, alho, sal e manjericão fresco. Para deixar o molho bem verde e evitar a oxidação, a dica é usar gelo. Isso mesmo, acrescentar pedras de gelo na hora de processar os ingredientes e fazer o molho.

Outros cuidados com o molho pesto

Além do truque com o gelo, existem alguns outros cuidados para garantir que o seu molho pesto irá durar mais tempo na geladeira. O primeiro é escolher muito bem os ingredientes utilizados. Sempre compre de marcas e estabelecimentos confiáveis que você já sabe da qualidade.

O segundo cuidado é mais um truque para não escurecer o molho pesto. Na hora de armazená-lo, não encha o recipiente; deixe um espaço de um dedo até a borda e encha com azeite. O azeite impede a oxidação e faz com que ele dure muito mais!

Como guardar o molho pesto

O molho pesto pode ser guardado de duas maneiras: na geladeira ou no congelador. Nunca guarde em temperatura ambiente, porque o calor diminui a validade do alimento. Na geladeira, o molho pesto dura entre uma a duas semanas; no congelador dura até 2 meses.

Veja mais:

Pare de desperdiçar suas folhas de manjericão: aqui está uma ideia perfeita se você tiver alguma sobra

Temas relacionados