Sabe quando a gente compra muito de um ingrediente e acaba não sabendo como usar tudo? O que acontece, normalmente, é que esse excesso acaba estragando e vai direto para o lixo. E isso acontece, principalmente, com os itens mais frescos e in natura, como os temperos e ervas. E não poderia ser diferente com o manjericão, muito usado nas cozinhas para temperar e fazer molhos, ele pode acabar sendo desperdiçado na sua cozinha. Por isso, confira com o TudoGostoso uma maneira fácil e eficaz de acabar com esse problema. Além de evitar jogar alimentos fora e economizar, você vai preparar um ingrediente incrível que vai ser a base para incrementar sua próximas receitas. Veja o modo de preparo completo e o passo a passo com dicas imperdíveis.
Receita do azeite de manjericão
Ingredientes
- 1 litro de azeite extra virgem
- 40 folhas de manjericão fresco
Modo de preparo
- Comece primeiro tendo em mente que você não precisa enxaguar as folhas do manjericão - isso faz com que elas percam parte do sabor.
- Depois de separá-las, coloque-as em um pilão e esmague um pouco.
- Coloque essas folhas maceradas em um garrafa com azeite.
- Feche a garrafa e deixe apurar um pouco, conserve em local seco por até 1 mês
Dica: você pode adicionar outros ingredientes nessa mistura de azeite e preparar um azeite novo, mais temperado e que vai incrementar suas receitas. Além d manjericão, que tal experimentar colocar 1 pitada de pimenta preta, mais ervas frescas ou até mesmo raspas de limão ou laranja. Assim, você vai conseguir ainda mais sabor nos seus pratos, quando usar essa mistura perfumada e incrivelmente deliciosa.
Dica extra: depois do seu azeite pronto, pode surgir a dúvida de quando e onde usá-lo. Bom, tecnicamente não tem uma lei de onde você vai poder usar essa mistura, mas a gente sugere que você orne com os pratos que mais combinarão com os sabores usados. Por exemplo, seu azeite ficou mais cítrico, tente usar com saladas, agora se você exagerou no manjericão e nas ervas frescas, use seu azeite com risotos e massas.