
Se você é fã desse ingrediente japonês, aprenda a amá-lo (Foto: Shutterstock)
Um condimento consumido pelos japoneses pode ser uma das explicações para eles manterem o cérebro saudável. Esse ingrediente, pouco consumido no Brasil, foi objeto de um estudo recente, que confirmou o seu poder de retardar o declínio cognitivo.
No Oriente, a comida picante também é apreciada na culinária, assim como em alguns países do Ocidente. E um dos condimentos picantes mais famosos é do Japão, o wasabi, que além de garantir picância aos pratos, oferece benefícios ao cérebro.
Se você já é fã desse tempero, esses são os motivos que você precisa para amá-lo! Saiba mais detalhes sobre o poder do wasabi e de que forma ele pode ser vantajoso para a saúde.
Segredo culinário dos japoneses para um cérebro mais jovem
A descoberta do impacto do wasabi na preservação da função cognitiva revela um segredo culinário japonês com implicações notáveis para a saúde e com efeitos promissores.
Enquanto o Brasil tende a ignorar esse condimento picante valioso para a saúde do cérebro, no Japão ele é valorizado como parte da dieta tradicional, que pode contribuir para a longevidade e o bem-estar.
Estudos científicos recentes se concentraram no hexaraphane, um composto encontrado no wasabi, e seus efeitos positivos na memória, especialmente em adultos mais velhos.
Estudo aponta como o tempero pode impactar na função cognitiva
Pesquisadores da Kinjirushi e da Universidade de Tohoku conduziram um estudo que envolveu a administração controlada de wasabi ou placebo durante um período de 12 semanas em adultos saudáveis com mais de 60 anos.
Os resultados destacaram melhorias significativas na função cognitiva do grupo que consumiu o óleo presente no wasabi, chamado de hexaraphane ou 6-MSITC, sugerindo um possível papel do wasabi na manutenção da saúde cerebral.
Saiba quais são os benefícios valiosos do wasabi
O wasabi possui propriedades interessantes. Por ser extraído de um rizoma (ou tronco), ele compartilha características com outros alimentos conhecidos por seus benefícios à saúde, como é o caso da cúrcuma e do gengibre.
Além dos benefícios cognitivos, o wasabi também é reconhecido por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.
No entanto, o wasabi autêntico é raro e caro, o que significa que muitas vezes é consumido um substituto feito de rabanete e corantes. Se quiser usufruir dos efeitos positivos deste ingrediente, terá que se certificar da sua autenticidade.
Wasabi se junta a outros alimentos como agente protetor da saúde cerebral
O estudo garante uma camada adicional de interesse para os pesquisadores e para aqueles interessados em promover a saúde através da dieta. No entanto, é crucial garantir a autenticidade do wasabi para obter os mesmos benefícios.
A descoberta do potencial do wasabi como um agente protetor da saúde cerebral é particularmente significativa em um momento em que o envelhecimento da população é uma preocupação global.
Já foi demonstrado que a dieta mediterrânea têm efeitos positivos nas funções cognitivas. Outros estudos recentes destacaram os benefícios de ervas e especiarias na função cognitiva, como gengibre e alho, por exemplo.
Esses estudos mostram o importante papel da dieta na função cognitiva para além dos suplementos e o wasabi oferece uma nova perspectiva sobre como os alimentos podem influenciar positivamente a saúde do cérebro em idades avançadas.
Veja mais!
Dieta popular pode causar danos cerebrais duradouros e afetar a memória, alertam cientistas em novo estudo
Comer esses alimentos afeta a memória (e o cérebro!), diz importante estudo sobre alimentação