
É melhor usar banha de porco ou óleo vegetal? (Créditos: Canva)
A banha de porco é um tipo de gordura usado na culinária há muitas décadas, principalmente por pessoas mais velhas, no preparo de grelhados, frituras e cozidos. Recentemente, a procura por banha de porco voltou a aumentar, com cada vez mais pessoas falando sobre ela nas redes sociais. Isso reacende uma dúvida muito comum: afinal, é saudável cozinhar com banha de porco ou é melhor usar óleo vegetal? Para acabar com a sua dúvida, vamos explicar direitinho as vantagens e desvantagens para que você possa fazer uma escolha consciente.
Banha de porco faz mal para a saúde?
A banha de porco é um tipo de óleo animal rico em gordura saturada. Nos últimos anos, diversos estudos mostram que o excesso de gordura saturada está relacionado a um risco maior de problemas cardiovasculares, aumento do colesterol e desregulação da saúde intestinal.
Por causa disso, diversos órgãos nacionais e internacionais que focam na saúde cardiovascular recomendam o consumo moderado de gordura saturada. A própria Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) informa que o consumo de gorduras saturadas deve ser de até 10% do valor de calorias consumidas por dia para a população geral, enquanto de 7% para pessoas que possuem fatores de risco como hipertensão, obesidade, diabetes, aterosclerose ou colesterol elevado.
Isso quer dizer que a banha de porco precisa ser cortada completamente da alimentação? Claro que não, apenas que o consumo deve ser controlado, ainda mais levando em consideração outros alimentos que são fonte de gordura saturada, como óleo de coco, manteiga, leite integral, entre outros.
É melhor usar banha de porco ou óleo vegetal?
Diferente da banha de porco, o óleo vegetal não contém gordura saturada na composição. Além disso, eles também são encontrados nas prateleiras de qualquer supermercado por um preço mais acessível, como o óleo de girassol, óleo de soja, óleo de milho e óleo de canola. A mais saudável dos óleos vegetais ainda é o azeite de oliva, mas a gente sabe que o preço alto desanima o consumidor.
De forma geral, é mais saudável consumir óleo vegetal do que banha de porco, principalmente para indivíduos que possuem problemas cardiovasculares. Na hora de preparar as refeições, também é indicado usar quantidades pequenas; afinal, você não precisa de grandes quantidades de gordura para grelhar um frango ou carne, ou refogar a maioria dos pratos.
Veja mais:
Ao contrário da crença popular, este óleo muito utilizado na culinária não é o ideal para a saúde