• Entrar
  • Cadastrar
3 dicas IMPORTANTES para você cortar legumes da melhor forma sem se machucar

Aprenda com a gente como cortar os ingredientes da receita e nunca mais tenha problemas ou acidentes na cozinha. 

Confira 3 dicas de ouro para você acertar no corte dos legumes sem machucar sua mão ou errar no preparo. (Créditos: Shutterstock)

Sabe aquele momento que você começa a separar e organizar os ingredientes para dar início aos preparos? Um dos jeitos mais fáceis de trazer mais praticidade na hora de cozinhar é adiantar alguns passos da receita. O famoso "mise en place" que é importante para muitos pratos - a grande maioria. E, claro, que um deles é sobre deixar os alimentos picados e bem cortados. Mas para que isso aconteça, é importante que você preste atenção na hora do passo a passo. Pensando nisso, o TudoGostoso separou 3 dicas superimportantes para você se atentar e aprenda como cortar legumes do jeito certo e sem se machucar.

Como cortar legumes?

Corte a base

Essa é a primeira dica que a gente pode te dar, porque é importante que ela seja feita logo no começo. Antes de você começar a cortar os ingredientes, lembre-se desse truque fácil e simples, mas que vai ajudar muito no processo. Com a faca afiada e, com cuidado - lembrando sempre que para todas essas dicas é importante que você tenha muito cuidado e paciência, mexer com itens afiados requer atenção redobrada - faça um corte na longitudinal do legume. Como se fosse fazer uma “base” para o ingrediente. Retirando esse pedaço, você transforma esse pedaço do alimento, que normalmente é mais arredondado, em um pedaço reto. Assim, quando você deixar o legume apoiado na tábua para começar a cortar, ele não vai ter o perigo de cair ou de escapar.

Saiba como segurar a faca

Essa é a parte que a maioria das pessoas faz errado. Normalmente, quando você vai cortar os legumes ou qualquer outro ingrediente, você segura pelo cabo da faca, né? Então, isso pode parecer o certo, mas é importante que você pare de fazer isso e comece a segurar de um novo jeito. Segurar com a mão completamente fechada apenas no cabo da faca, pode fazer com que você se machuque com mais facilidade. Por isso, quando você for usar a faca para cortar, lembre-se de segurar no cabo, mas bem perto da lâmina, fazendo com que os dois dedos da ponta segurem a parte de cima da lâmina. Assim, na hora que você for fazer a devida força, a faca estará mais segura na sua mão.


Dobre os dedos

Essa também é importante, principalmente para evitar que você se corte, se machuque. Na hora que você for cortar os alimentos, lembre-se sempre de dobrar os dedos. Talvez seja difícil no começo, porque é comum que a gente use os dedos para frente, que "agarre" o ingrediente. Isso também pode parecer mais fácil, mas pode fazer com que você se machuque com mais facilidade. Por isso, lembre de dobrar os dedos na hora de apoia-los para cortar os alimentos.


Dica: além dessas dicas que a gente separou para você, é importante que você também use materiais bons. Por exemplo, dê preferência à facas bem afiadas, com o cabo firme, para que isso ajude ainda mais nos processos. Além disso, separe o espaço que você vai fazer os preparos, tenha um canto específico na sua mesa ou na pia para colocar a tábua para efetuar os passos.

Veja mais:

Como afiar faca: veja as truques com itens que você já tem em casa

Como afiar lâmina do liquidificador com uma dica incrível

Temas relacionados