Pode usar o micro-ondas para cozinhar ou faz mal à saúde? Qual é o efeito dele nos nutrientes de cada prato? Certamente, você já escutou alguém falar que o micro-ondas pode causar malefícios à saúde quando é usado para preparar determinados alimentos. Será que isso é mesmo verdade?
Nutricionista clínica, Shyla Cadogan indicou que em alguns casos ele é melhor do que cozinhar os vegetais no vapor ou escaldá-los. Isto porque o micro-ondas usa a "temperatura média do forno de 180ºC para cozinhar os alimentos e requer menos tempo para aquecê-los do que os métodos alternativos, o que ajuda a evitar a perda de nutrientes", afirmou ao “Daily Mail”.
De acordo com a especialista, qualquer método de cozimento - seja fritar, ferver ou refogar - afeta, de alguma forma, os nutrientes dos alimentos, mas foi demonstrado que o micro-ondas os preserva.
É possível cozinhar de forma saudável no microondas?
Professor de medicina na Harvard Medical School e médico sênior do Brigham and Women's Hospital em Boston, Dr. Anthony L. Komaroff concordou com os pontos indicados pela nutricionista. “O cozimento em micro-ondas é, na verdade, uma das formas de cozimento com menor probabilidade de danificar os nutrientes", escreveu Komaroff em um blog da Harvard Health.
A explicação para isto é simples: quanto mais tempo os alimentos cozinham, mais os nutrientes tendem a se decompor, e o cozimento no micro-ondas leva menos tempo.
Que tipo de radiação o microondas emite?
E não se preocupe com aquele mito de que o micro-ondas pode trazer radiação para sua comida. O equipamento se vale da radiação não-ionizante, que libera ondas eletromagnéticas que fazem com que as moléculas do alimento se movam e gerem calor que é transferido para todo o alimento.
O processo cozinha o alimento de dentro para fora e, embora cause algumas mudanças enzimáticas, isto também acontece em quase todos os outros métodos de cozimento que envolvem calor, segundo o médico.
O calor usado para cozinhar alimentos em um fogão ou em um forno convencional, por sua vez, aumenta a temperatura de fora para dentro, o que significa que o exterior é exposto a um calor maior quando o centro atinge a temperatura ideal, o que aumenta a perda de nutrientes.
Quanto maior a quantidade de calor aplicada ao alimento e quanto maior o tempo de cozimento, maior a perda de nutrientes.
Estudo confirma micro-ondas como favorável à nutrição
Um estudo publicado na Food Science and Biotechnology em 2017 constatou uma "maior retenção de vitamina C após o uso do micro-ondas, com a menor retenção registrada após a fervura". A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Universidade Nacional de Chungbuk, na China, que observou que o cozimento em micro-ondas “causou a menor perda de vitamina K no espinafre e na acelga".
Os dados da pesquisa também mostraram que o micro-ondas preservou ingredientes como o teor de sódio, potássio e fósforo em determinados alimentos, incluindo batata-doce e cenoura. Da mesma forma, o micro-ondas também preserva o antioxidante chamado licopeno no tomate, que reduz o colesterol ruim e pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.
Sabia disso ou tinha medo de cozinhar com o micro-ondas? No TudoGostoso, você encontra diferentes conteúdos sobre dicas de cozinha e receitas com este versátil equipamento doméstico.
Veja mais:
- 3 truques de chef usando o micro-ondas para preparar pratos de restaurante em casa;
- Cuidado com esses alimentos que podem EXPLODIR no micro-ondas e sujar tudo!
- Esse é o segredo dos chefs para fazer um ovo frito perfeito no micro-ondas em 1 minuto;