• Entrar
  • Cadastrar
Saiba por que o micro-ondas é uma das melhores maneiras de cozinhar alimentos

Apesar de precisar de alguns cuidados, o micro-ondas é o melhor método para cozinhar certos pratos

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais versáteis que você pode ter em casa (Créditos: Shutterstock)

Que o micro-ondas é um eletrodoméstico essencial para quem quer praticidade na cozinha não é segredo para ninguém. Perfeito para descongelar um ingrediente, esquentar o almoço de ontem, estourar uma pipoca de micro-ondas ou fazer um bolo de caneca, ele também pode ser usado para cozinhar alimentos – e ser ainda melhor do que um fogão ou forno em alguns casos. Parece inacreditável, mas a explicação para isso está na ciência! Descubra no TudoGostoso porque o micro-ondas é uma das melhores maneiras para cozinhar alimentos e o que você deve considerar na hora de escolher o método de preparo.

Como o micro-ondas esquenta comida?

O motivo para o micro-ondas ser tão vantajoso no momento de cozinhar está na sua forma de funcionamento. O aparelho esquenta a comida ao emitir micro-ondas eletromagnéticas de baixa frequência para a comida, o que faz as moléculas de água vibrarem e, como consequência, se esquentarem. É por esse motivo que ele consegue aquecer e cozinhar uma comida tão rapidamente, em questão de minutos e às vezes até segundos.

Por emitir calor de várias direções e girar, ele ainda aquece os alimentos de maneira uniforme, sem risco de queimar de um lado enquanto o outro fica cru, por exemplo. E ainda por cima mantém uma temperatura uniforme que nunca passa dos 100ºC. Temperaturas muito altas não só podem queimar a comida como podem formar compostos nocivos como radicais livres e acrilamida que fazem mal para o nosso organismo.

O micro-ondas pode fazer mal para a saúde?

Existe um boato de que a radiação das ondas eletromagnéticas podem fazer mal para a nossa saúde e por isso o micro-ondas deve ser evitado. Mas não é o que acontece. As ondas são de baixa frequência, igual as de uma lâmpada ou de um rádio. Assim, elas não são perigosas para seres humanos e, seguindo as regras de uso, você pode comer alimentos preparados no aparelho sem o menor problema.

Por que o micro-ondas é bom para cozinhar comida?

O micro-ondas consegue superar outros eletrodomésticos por causa das suas propriedades. Só a velocidade já coloca o micro-ondas na frente da disputa já que esquenta a comida mais rápido do que qualquer outro aparelho atualmente. Além disso, no fogão ao calor vem apenas de baixo e fica focado em uma parte específica da panela e precisa de muito “mexe-mexe” para cozinhar a comida uniformemente e garantir que esteja cozido por inteiro, já que partes cruas podem carregar bactérias problemáticas.

Tanto o forno quanto o fogão podem passar dos 200ºC e se não tiver cuidado pode queimar a comida. Só que comida queimada faz mal e ignorar e comer para evitar desperdício nesse caso pode custar caro por causa dos compostos nocivos que vão entrar no organismo. Apesar da crença popular dizer que micro-ondas faz os alimentos perderem nutrientes, não é exatamente a verdade. Sim, esquentar comida em geral tem esse efeito, mas com a temperatura é mais baixa do que outros métodos, na verdade em muitos casos os nutrientes são mais preservados (ou "menos perdidos") no micro-ondas do que em outros aparelhos.

Quais alimentos você deve ter cuidado no micro-ondas?

O micro-ondas é útil para cozinhar certos alimentos, mas não são todos que se beneficiam do aparelho. Já é bem conhecido que cozinhar ovo no micro-ondas pode ser perigoso porque ele pode estourar com a pressão na sua casca. Uvas, linguiças e batatas com cascas também podem explodir pelo mesmo motivo. Ferver água por lá pode entrar em ebulição e formar bolhas que podem espirrar em cima de você e causar queimaduras. E nem precisamos mencionar que colocar marmitas de papel-alumínio, talheres ou recipientes de metal estão vetados.

Mas tem alimentos que não devem ir ao micro-ondas por outros motivos. Pimentas, por exemplo, liberam gases que causam ardência e elas podem até pegar fogo. Vegetais com folhas como alface e repolho ficam murchos e perdem seu gosto. O micro-ondas serve mais para esquentar, cozinhar ou até assar em alguns casos, mas não consegue deixar alimentos crocantes e fritos, como batatas fritas, torresmo ou um pastel. Caso a sua receita envolva algum desses ingredientes ou preparos, prefira as panelas, assadeiras e airfryers.

Veja mais:
Tem que tampar a comida no micro-ondas? Descubra a resposta e pare de errar na hora de esquentar os alimentos
Isopor no micro-ondas? Descubra como esquentar a marmita de forma segura no eletrodoméstico
Micro-ondas enferrujado: saiba por que isso acontece e os cuidados que você deve ter com o eletrodoméstico

Temas relacionados