• Entrar
  • Cadastrar
Atenção! Esses são os alimentos que você deve evitar se sofre de gastrite, eles podem estar piorando a situação
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Determinados alimentos podem irritar as paredes do estômago e agravar a gastrite

Atenção! Esses são os alimentos que você deve evitar se sofre de gastrite, eles podem estar piorando a situação

Tomar cuidado com a alimentação se você tem gastrite é fundamental para amenizar os sintomas (Créditos: Shutterstock)

Sabe aquele desconforto gástrico que surge após as refeições? Algumas pessoas sabem muito bem como é essa sensação, principalmente as que sofrem de gastrite, uma doença que acomete cerca 50% da população mundial segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Já no Brasil, cerca de 70% da população sofre de algum tipo de gastrite.

Quem sofre desse problema, sabe que a alimentação é muito importante, pois é preciso focar nos alimentos que amenizam os sintomas da gastrite e fugir daqueles que podem piorar a situação. Para te ajudar, o TudoGostoso trouxe uma lista com alimentos que você deve evitar se sofre de gastrite.

O que é gastrite?

A gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste o estômago, podendo ser aguda, crônica ou autoimune, por exemplo. Essa é uma das doenças mais comuns do aparelho digestivo, afetando diretamente o bem-estar e causando sintomas como cólica, gases, queimação intensa, náuseas e desconforto estomacal. Existe ainda a gastrite nervosa, acarretada pelo estresse ou ansiedade.

O que não comer se você tiver gastrite

Tomar cuidado com a alimentação quando se tem gastrite é muito importante, pois determinados alimentos podem piorar a condição ao provocar novas lesões, agravando a inflamação e atrasando o tratamento. No geral, uma dieta para quem sofre desse problema deve priorizar alimentos de fácil digestão, mas ela também pode variar de pessoa para pessoa. Mesmo assim, é fundamental evitar alimentos ricos em gorduras e açúcar. Veja abaixo a lista do que você não deve comer se tem gastrite:

Café

Infelizmente, essa bebida quase sagrada no Brasil não é recomendada para quem sofre de gastrite. Isso porque o café estimula a produção de ácido clorídrico, o que pode causar refluxo.

Frutas cítricas

Se você quiser amenizar os sintomas da doença, fuja de frutas cítricas como abacaxi, laranja, limão e maracujá, por exemplo. A acidez dessas frutas pode causar desconforto, irritação, dor e até mesmo o surgimento de novas feridas na parede do estômago.

Carnes vermelhas

As carnes vermelhas também devem ser evitadas, pois a digestão desse tipo de proteína, induz a liberação de enzimas que podem agravar a inflamação. Cortes mais pesados, como a picanha, dependem de uma longa digestão, fazendo com que o alimento fique muito tempo parado no estômago e piorando os sintomas.

Frituras e embutidos

Alimentos como salgadinhos de festa, salsicha, salame e mortadela, devem ser evitados, pois possuem alto teor de conservantes que prejudicam a recuperação do sistema digestivo. Além disso, também dificultam a digestão e aumentam a produção de ácido gástrico, causando queimação, dor abdominal e refluxo.

Leite e derivados

Esses alimentos devem ser consumidos com cautela, considerando o seu tipo de gastrite. Mas, em geral, o leite e seus derivados podem aumentar a produção de gases e causar a sensação de queimação, especialmente as opções com alto teor de gordura.

Melhores alimentos para quem tem gastrite

Para controlar a gastrite, o mais importante é manter uma alimentação equilibrada e saudável. Alimentos cozidos são especialmente recomendados, pois facilitam a mastigação e a digestão. Além disso, incluir frutas como a maçã na dieta pode ser benéfico, já que ela possui um efeito antiácido e ajuda a aliviar desconfortos gástricos, sendo ideal para consumir nos intervalos entre as refeições.

Outros alimentos que contribuem para a saúde do estômago incluem peixes de água fria, como o salmão, ricos em ômega-3, um composto conhecido por reduzir inflamações. Frutas vermelhas, como morango, amora, mirtilo e framboesa, também são indicadas devido à presença de flavonoides, antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, que auxiliam na recuperação do estômago. Vale ressaltar que, manter um acompanhamento médico é fundamental para o tratamento.

Veja mais:

5 alimentos para tratar má digestão: "Só cuidado com excesso após almoço e jantar do...", alerta nutri
Os perigos de comer rápido demais são maiores do que você imagina

Temas relacionados