Procurando como envelhecer de forma saudável? Essa tarefa pode ser difícil, mas para te ajudar separamos 6 alimentos que todo homem com mais de 50 anos deve evitar! Após essa idade, o risco de desenvolver doenças cardíacas, ganho de peso e outros problemas de saúde podem ser agravados com uma alimentação desregulada. Para combater isso, descubra agora quais alimentos não são recomendados!
1- Torradas doces
Torradas recheadas com doce são verdadeiras bombas de calorias. Uma torrada normal pode ter 190 calorias ou mais, com o adicional de açúcar esse número sobe ainda mais, além de serem alimentos pobres em proteínas. Um estudo da Biblioteca Nacional de Medicina, recomenda que aqueles com mais de 50 anos devem consumir em média 100 gramas de proteína por dia. Um café da manhã rico em proteínas pode melhorar o controle do açúcar no sangue e os níveis de insulina após a ingestão de carboidratos, como a torrada, reduzindo potencialmente o risco de diabetes tipo 2 ao longo do tempo. Esse nutriente diminui a perda de massa muscular magra que normalmente ocorre com o envelhecimento.
2- Alimentos processados
Evite salame, calabresa e mortadela! Esses alimentos processados possuem altos níveis de gordura saturada. Uma porção de salame, por exemplo, pode ter cerca de 106 calorias e quase 9 gramas de gordura, além de conter conservantes químicos e sódio. Esses alimentos aumentam o colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, por aumentar o risco de doenças cardíacas. É ou não é um risco para homens que já passaram dos 50 anos?
3- Chocolate branco
O chocolate branco geralmente tem uma quantidade significativa de açúcar e gordura, o que pode contribuir para o ganho de peso e aumentar o risco de problemas de saúde, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, quando consumido em excesso. Por não conter cacau, o chocolate branco carece dos nutrientes benéficos encontrados no chocolate amargo, como ferro, magnésio e fibras.
4- Lombo
Dependendo da qualidade da carne e da forma como é preparada, o lombo pode conter uma quantidade significativa de gordura, principalmente se for cortado com uma camada de gordura ou se for preparado com outros adicionais, como o bacon. O consumo excessivo de gordura saturada está associado a um aumento de problemas de saúde, em especial no coração. O consumo exagerado pode contribuir para o ganho de peso se não for equilibrado com uma dieta variada e rica em frutas, vegetais e grãos integrais.
5- Barras de proteínas
A palavra “proteína” pode fazer qualquer barra parecer um lanche saudável, mas não se engane: muitas vezes esse alimento é na verdade apenas uma barra de chocolate carregada de calorias e muito açúcar adicionado. O consumo excessivo de açúcar pode contribuir para o ganho de peso, aumento do risco de diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde relacionados. Além disso, elas contam com uma variedade de ingredientes artificiais, como corantes, aromatizantes e conservantes que não são nada positivos para a saúde.
6- Queijo cheddar
O queijo cheddar é um alimento altamente processado. Ele possui muita gordura, altamente prejudicial para a saúde do coração. O cheddar apresenta quantidades elevadas de sódio, devido ao processo de fabricação e adição para realçar o sabor e isso pode levar a problemas de pressão alta.
Veja mais
Benefícios do melão para o útero: o que acontece com o corpo da mulher se comer a fruta com frequência
Como preparar a xícara de café de um jeito mais saudável
O que é melhor para cozinhar: óleo de cozinha ou banha de porco? Aqui está a verdade, dizem os especialistas