
Ingrediente do pão australiano piora crises de enxaqueca, segundo neurologista. (créditos: Shutterstock)
A enxaqueca é uma doença neurológica que provoca dores de cabeças latejantes em um ou nos dois lados da cabeça. O quadro está relacionado a diversas causas e pode piorar por conta de alguns fatores, incluindo alimentação. Por isso, se você sofre com o problema, é importante ficar atento aos alimentos que consome, pois alguns deles podem ser gatilhos para crises. Inclusive, aquele pãozinho australiano que costuma ser servido como entrada em alguns restaurantes também entra na lista das comidas que pioram a enxaqueca. É o que afirma a Dra. Thaís Villa (@headache_center_brasil), fundadora e diretora clínica do Headache Center Brasil, primeiro Centro de Tratamento Integrado de dor de cabeça do Brasil.
Pão australiano pode desencadear crises enxaqueca devido ao cacau
A massa escura e doce do pão australiano é feita com melado de cana e cacau. O cacau, por sua vez, é rico em tiramina, composto que provoca a dilatação e contração dos vasos sanguíneos, favorecendo crises enxaquecas em algumas pessoas sensíveis. Por isso, alimentos feitos à base do fruto são considerados gatilhos para o surgimento das dores latejantes na cabeça.
Outro fator que torna o cacau um fruto capaz de desencadear episódios de cefaleia é a cafeína. A substância possui propriedades estimulantes que mantêm o estado de alerta e atenção. Essa situação não apenas aumenta o tamanho dos vasos sanguíneos como também altera o fluxo sanguíneo, intensificando a dor da enxaqueca.
Alimentos podem piorar as crises de enxaqueca, mas não são a causa principal
É importante ressaltar que a enxaqueca é uma condição multifatorial, ou seja, possui diversas causas. Além da tiramina, outros fatores como estresse, falta de sono e disfunção hormonal também podem contribuir para o surgimento das dores de cabeça. Outro ponto a destacar é que os desencadeadores das crises podem variar de uma pessoa para pessoa. Há quem tolere o cacau sem problemas, enquanto outros percebem o aumento da frequência de enxaquecas após o consumo de alimentos feitos com o fruto.
Se você suspeitar que o cacau ou qualquer outro alimento tenha relação com suas crises de enxaquecas, consulte um profissional de saúde. Uma dica válida é sempre anotar os alimentos que você consumiu antes de começar a sentir as dores latejantes. Assim, fica mais fácil identificar padrões e buscar avaliação mais detalhada.
Veja também:
5 alimentos que funcionam como uma aspirina na hora da ressaca
Alimentos para aliviar o estresse e a insônia: confira dicas