• Entrar
  • Cadastrar
8 dicas para o bolo perfeito
Vai fazer bolos para vender e quer estar por dentro de todos os truques para deixar tudo bem gostoso? Preparamos um guia para você saber o que fazer na hora de colocar a mão na massa

Como iniciou a sua paixão pelos bolos? O dia do bolo é comemorado em 26 de novembro, mas comer um bolinho fofo e delicioso cai bem todos os dias. Para muita gente, o que começa como um hobby pode virar a oportunidade de conquistar uma renda extra e revelar muitos talentos por aí. Se você faz ou ficou com vontade de fazer bolos para vender, é muito importante ficar por dentro de truques que fazem toda a diferença no resultado final do preparo. Vamos listar alguns para garantir bolos lindos e deliciosos. Acompanhe aqui.

tudo de bolo qualy Junte-se ao Tudo de Bolo para aprender muito mais sobre a confeitaria

Como preparar bolos bonitos e gostosos

Aproveite nossas dicas para aprimorar, comercializar suas gostosuras e conquistar clientes.

1) Separe os utensílios

Antes de começar, sempre deixe à mão tudo o que é preciso para o passo a passo. Pegue formas ou assadeiras, considerando o tamanho e o formato que você deseja, para não interferir na hora de assar a massa.

2) Use ingredientes em temperatura ambiente

Providencie tirar os ingredientes da geladeira com antecedência para que não estejam gelados no momento do preparo. As gorduras - como manteiga e óleo - e os ovos incorporam ar e deixam a massa mais leve, estruturada e fofinha.

3) Verifique quantidades e possíveis substituições

Prestar atenção nas proporções da receita é fundamental e impacta diretamente no resultado final do bolo. O excesso de farinha, por exemplo, pode resultar em um bolo massudo. Caso você precise fazer substituições ou alterações, verifique uma tabela de equivalência.

4) Não esqueça de preaquecer o forno

Para que a massa cresça, é preciso que aconteça um choque térmico. Por isso, coloque para preaquecer com um tempo mínimo de 20 minutos, o forno frio prejudica a cocção. E tenha em mente: a temperatura média do forno deve ser de 180º C, podendo variar para mais ou menos de acordo com a potência do seu forno ou com a receita.

5) Peneire os ingredientes secos

Para a distribuição dos ingredientes secos, como farinha, amido de milho e cacau, ficar mais uniforme, não deixe de peneirar antes de incorporar. Isso evita os grânulos que podem empelotar e não dissolver na hora de assar. E lembre-se: o fermento deve ser o último a entrar, caso contrário pode enfraquecer a ação do ingrediente.

6) Cuidado com o forno

Para o bolo não murchar, não abra o forno antes da metade do tempo de cozimento indicado na receita. Espere o tempo final para fazer o teste do palitinho, se você espetar no bolo e ele sair limpo, então está pronto. Depois de assado, mantenha dentro do forno, com a porta semiaberta, para ir esfriando aos poucos.

7) Espere esfriar para rechear e confeitar

Antes de cortar para colocar o recheio, ou passar a cobertura, espere que o bolo esfrie completamente. Caso contrário, ele pode esfarelar e tornar feio o resultado final.

8) Passe a cobertura no sentido correto

Uma ótima dica na hora de cobrir o bolo é ir na direção do centro para as bordas, usando um saco de confeitar para depositar gentilmente em cima do bolo frio. Se preferir usar chantilly, solte a imaginação usando bico de confeiteiro ou um garfo para criar desenhos. Se a sua intenção for colocar pasta americana, preste atenção para sempre usar um tamanho um pouco maior do que o que você precisa.

Agora que você já sabe os truques simples para um bolo gostoso que vai agradar sua clientela, junte-se ao Tudo de Bolo, plataforma da Qualy que é perfeita para encontrar dicas, cursos e tendências de bolos. Corre para colocar a mão na massa - literalmente - e fazer bolos incríveis, tirar fotos e compartilhar suas delícias nas redes sociais!

Temas relacionados