Vender bolos caseiros pode ser uma boa ideia para quem deseja ganhar um dinheiro extra! Afinal, com bolo não tem erro, né? Mas, apesar de fáceis e deliciosos, os bolos também podem se estragar com facilidade se não ficarmos de olho no seu armazenamento e preparo e nos ingredientes utilizados. Para te ajudar a manter os bolos sempre fresquinhos e saborosos, e claro, a clientela sempre feliz e satisfeita, o TudoGostoso vai te mostrar a seguir como saber a validade do bolo caseiro e como manter o bolo fresquinho. Confira!
Bolo com morangos e creme e finalizado com açúcar de confeiteiro
Bolo fresquinho: como conferir a validade do bolo caseiro
Escolha ingredientes de qualidade
Utilizar ingredientes de qualidade faz toda diferença! Isso porque as chances de o seu bolo se estragar rapidamente acabam sendo menores quando são usados ingredientes de boa qualidade, levando-se em conta que eles foram fabricados de forma segura.
Baixas temperaturas: um clima perfeito para bolos
A data de validade pode variar por conta dos ingredientes utilizados e como o bolo está sendo armazenado. Se estivermos falando de um bolo comum, suas qualidades se mantêm, em média, por 6 dias em local refrigerado. Mas se o bolo contar com ingredientes perecíveis ou frutas, o jeito é armazená-lo também em local refrigerado, mas por apenas 3 dias.
Bolos recheados armazenados em local refrigerado
Não deixe de colocar uma etiqueta com a data de validade
Uma data de validade expirada não quer dizer, necessariamente, que o bolo esteja estragado — mas também não impede que o bolo estrague antes disso. A validade se refere apenas até quando o bolo poderá estar saboroso e com todas as suas qualidades. Porém, sinceridade e transparência com os clientes são a chave para o sucesso! Por isso, não deixe de colocar a data de validade nos bolos na hora de vendê-los.
Açúcar, o melhor amigo para bolos com frutas
Assim como o TudoGostoso já te mostrou aqui no blog, dá para incluir frutas nos bolos sem que eles azedem! O açúcar pode ser um grande aliado para impedir que elas fiquem aguadas e acabem estragando o recheio e a massa. Basta lavar as frutas, cortá-las em pedaços, colocá-las em um recipiente e polvilhar açúcar por cima.
Em seguida, basta deixar o açúcar "sugar" a umidade das frutas durante 15 minutos. Após esse tempo, passe as frutas por uma peneira, descarte o líquido que ali se formou, e voilà: adicione as frutas nos bolos sem se preocupar!
Açúcar polvilhado sobre pedaços de morango
Aposte na pasta americana
Além de decorar os bolos e criar decorações incríveis, a pasta americana também é uma boa pedida para conservar a qualidade dos bolos. E você sabe por quê? Justamente por causa do açúcar! A cobertura açucarada ajuda a manter o bolo fresquinho por mais tempo, podendo prolongar em até 4 dias após a sua data de validade! Depois dessa, vai um bolo com pasta americana aí?
Não abra mão da fervura
Vai utilizar ingredientes líquidos? Então ferva — seja o ingrediente um leite ou uma água. A fervura irá ajudar a matar possíveis bactérias que poderiam contribuir para que seu bolo estragasse mais rapidamente. Sendo assim, melhor prevenir do que remediar, né? Ferva os ingredientes e espere esfriar para, aí sim, adicioná-los no preparo do bolo.
Bolo decorado com pasta americana