• Entrar
  • Cadastrar
Aprenda a fazer desmoldante caseiro e seus bolos nunca mais irão grudar na forma!
Descubra como é fácil fazer desmoldante caseiro para bolos aqui no TudoGostoso!

Nada pior do que fazer um bolo com todo amor e carinho e a massa quebrar na hora de desenformar, ou, pior ainda, ficar toda grudada no fundo da forma. Para que isso não aconteça mais, que tal usar desmoldante de bolo? Eles podem ser encontrados a venda em lojas de festa ou lojas especializadas em confeitaria, e também podem ser feitos em casa! Que tal aprender como fazer desmoldante caseiro para bolos? É muito fácil e econômico! Confira só:

como fazer desmoldante caseiro para bolos

Veja como é fácil fazer desmoldante caseiro para bolos

O que é desmoldante para bolos?

O desmoldante para bolos é uma mistura de ingredientes que impedem que a massa grude na forma ou tabuleiro na hora de assar, facilitando o desenforme. Ele pode ser encontrando como spray em lojas de confeitaria especializadas ou em lojas de festas. Porém, é possível fazer o desmoldante para bolos em casa! A diferença está na consistência: enquanto os desmoldantes industrializados são em spray, o caseiro terá uma consistência mais pastosa por conta dos ingredientes utilizados.

Como fazer desmoldante caseiro para bolos

Os ingredientes usados para fazer o desmoldante caseiro são simples e com certeza você já tem em casa: óleo, margarina e farinha de trigo. Quanto às proporções, é bem simples: é sempre a mesma quantidade de cada um dos ingredientes. Dessa forma, não importa o que você estiver usando como medida (copo de requeijão, americano, xícara de chá, colher de sopa ou gramas), a quantidade de óleo, margarina e farinha de trigo deve ser a mesma.

Com esses ingredientes em mãos, coloque-os em um recipiente e misture bem até ficar completamente homogêneo. Depois é só untar as suas formas e assadeiras com o desmoldante.

Fez muito desmoldante? Não se preocupe! Ele pode ser armazenado na geladeira por até 2 meses. Mas é importante que ele seja colocado em um pote de vidro higienizado e com tampa, se for hermético é melhor ainda. Quando for usar novamente, dê uma leve aquecida para facilitar na olha de espalhá-lo pela forma.

Por que usar desmoldante caseiro?

Além de ser bem mais prático do que passar enfarinhar a forma, o desmoldante caseiro é ótimo para os bolos que possuem a massa mais escura, como o de chocolate, impedindo que fique aquela camada de farinha no fundo e nas laterais do bolo. Você pode usar essa mistura para preparar qualquer receita, não precisa ser só de bolos doces, como também de tortas salgadas, muffins, omeletes assados e muito mais!

como fazer desmoldante caseiro para bolos Desmoldante caseiro é feito com três ingredientes simples: óleo, margarina e farinha de trigo

Receitas de bolos e tortas salgadas fáceis para estrear o uso do desmoldante caseiro

Bolo xadrez com brigadeiro

Para estrear o seu desmoldante caseiro com chave de ouro, que tal impressionar todo mundo com esse bolo xadrez? E ele nem é só bonito, não, viu? Ele é gostoso demais, com a cobertura de brigadeiro então... Não vai sobrar para ninguém!

Bolo de leite ninho

O leite ninho se tornou o queridinho das receitas doces há uns anos, e agora não pode faltar na nossa casa. Então experimente fazer esse bolo de leite ninho, a criançada toda vai adorar! O melhor é que, com a receita do desmoldante, ele vai sair fácil fácil da forma!

Bolo de fubá cremoso

Um clássico da casa da vovó, toda vez que você tenta fazer, não consegue desenformar? Agora isso não vai mais acontecer! Pode fazer aí na sua casa usando o desmoldante que a gente garante que ele vai sair inteirinho da forma.

Bolo de maçã no liquidificador

Quem não adora uma receita prática de bolo no liquidificador? O bolo de maçã é ideal para quem quer dar aquela diversificada no sabor dos bolos do lanche da tarde. Servido com cafezinho, quem resiste?

Muffin de chocolate

Chegaram as férias escolares e seus filhos vão receber os amiguinhos em casa? Esse muffin de chocolate vai ser a sensação da criançada! Na hora de untar as forminhas, experimente usar o desmoldante caseiro, assim o bolinho sai bem mais fácil.

Muffin salgado

E como não vivemos apenas de doces e sobremesas, que tal um muffin salgado para o café da manhã ou lanche da tarde? Essa receita é supersimples e você ainda pode incrementar com os ingredientes de sua preferência como milho, cenoura, bacon, calabresa e o que mais quiser.

Torta salgada de ricota com espinafre

A clássica combinação de ricota com espinafre agora na versão torta salgada. Chama os amigos e compartilha esse lanche delicioso.

Veja mais:

O bolo não cresceu? Não culpe o fermento e descubra onde você está errando!

Você é capaz de fazer um bolo sem receita? Descubra com o TudoGostoso!

Temas relacionados