• Entrar
  • Cadastrar
Pouca gente sabe: usar essas técnicas de cozinha deixa o purê de batata sedoso, lisinho e cremoso

Com essas dicas de chef, o seu purê de batata vai ficar mais gostoso do que nunca! 

Pouca gente sabe: usar essas técnicas de cozinha deixa o purê de batata sedoso, lisinho e cremoso

Veja como fazer um purê de batata perfeito é muito mais fácil do que você imagina (Créditos: Shutterstock)

O purê de batata é um acompanhamento clássico e muito popular, além de ser bem simples de fazer. No entanto, muitas pessoas erram em pequenos detalhes no preparo que comprometem o sabor e a textura do prato final. Para te ajudar a fazer um purê de batata digno de restaurante em casa, eu vou ensinar algumas dicas e técnicas simples que vão deixá-lo sensacional. Confira!

Como fazer purê de batata do jeito certo?

Existem alguns detalhes que você não deve saber, mas que fazem toda a diferença na hora de fazer o purê de batata! São técnicas usadas pelos chefs nos restaurantes para garantir a textura sedosa, lisa e brilhante. E agora você vai aprender como fazer aí na sua casa.

O jeito de cozinhar a batata faz toda a diferença no preparo do purê

Um detalhe muito importante é não deixar a batata cozinhar demais. Isso faz com que ela absorva muita água e acabe ficando com um gosto muito mais suave e textura aguada. Por isso, o melhor é cortá-la em pedaços pequenos e, assim que conseguir espetar o garfo com facilidade, parar o cozimento.

Outro truque que muitos restaurantes usam para driblar esse problema é cozinhar a batata no forno ou na airfryer, ou seja, de forma assada. Sem dúvidas, o resultado final fica muito mais gostoso, mas é mais demorado, além de gastar mais gás ou energia elétrica.

Não é no liquidificador: a ferramenta usada por chefs para deixar o purê de batata lisinho

Você sabia que existe uma ferramenta própria para amassar a batata para fazer o purê de forma a deixá-la bem lisinha? É um moinho específico para essa função, e que não costuma ser muito barato. Mas nada de se desesperar, porque é muito provável que você já tenha um utensílio em casa que vai servir para isso! Estou falando da peneira.

Em vez de usar aquele amassador de batata ou até mesmo um garfo, passe a batata pela peneira. É um pouquinho mais demorado, mas você vai ver que vai fazer toda a diferença na hora de misturá-la com o leite e a manteiga.

Aqueça o leite e derreta a manteiga antes de usar!

Por último, mas não menos importante, é aquecer o leite e derreter a manteiga antes de adicioná-los à batata amassada. Você pode colocar a manteiga junto com o leite na panela para ferver. Assim que levantar fervura, já pode desligar e misturar até ficar homogêneo.

Esse passo também serve para quem desejar dar mais sabor ao purê, usando ramos de alecrim, tomilho, louro e até um dente de alho inteiro. Só não pode esquecer de retirá-los antes de misturar à batata.

Veja mais:

Poucas pessoas sabem por que nunca se deve jogar a água da batata cozida na pia

Temas relacionados