Você já ficou em dúvida sobre qual tipo de uva comprar no mercado? São tantas variedades e cores da fruta nas prateleiras que é normal não saber qual opção levar para casa. Para ajudar você nesta tarefa, decidimos explicar as principais diferenças entre uva verde, vermelha e preta e os benefícios desse alimento.
A boa notícia é que, de forma geral, os nutrientes de todas as versões são bem parecidos, mas a coloração pode influenciar na presença de antioxidantes na composição. Importante destacar que o sabor doce não necessariamente tem relação com a casca mais escura. Mesmo a uva verde, que é conhecida por ser mais azedinha, tem versões com polpa adocicada. Confira!
Tipos de uva: saiba a diferença entre a fruta verde, vermelha e preta
Saiba as diferenças e os benefícios de cada tipo de uva: verde, vermelha e preta
Uva verde
Uva verde é um dos tipos mais populares no Brasil. Entre as mais conhecidas estão Itália, que possui sementes e uma polpa mais durinha, e a Thompson, uma versão com a mesma coloração, mas sem sementes e com polpa mais docinha.
As uvas verdes são ricas em antioxidantes e vitamina C. Esses compostos são importantes para combater os radicais livres e o envelhecimento precoce das células. A fruta também ajuda a controlar a glicose e tem menos açúcar que as versões mais escuras. A uva tem bastante fibras, principalmente na casca, ajudando a melhorar a saúde do intestino.
Uva vermelha
As uvas vermelhas tem casca que varia entre tons rosados e avermelhados. Entre as mais conhecidas estão Rubi, Niágara e Red Globe. São frutas com sabor um pouco mais adocicado que as verdes e contém resveratrol, um antioxidante poderoso para proteger o corpo de diversas doenças. Esse composto também ajuda no controle do colesterol e melhora a saúde do coração.
Uva preta
Entre os tipos de uva preta mais conhecidos estão Vitória e Santa Isabel. A coloração mais escura indica maior presença do pigmento antocianina, substância relacionada ao combate dos radicais livres, faz bem para a memória e para a aparência da pele.
Esse tipo de uva também tem o resveratrol. Além dos benefícios já citados desse composto antioxidante, vale ressaltar que ele também melhora a saúde da pele e garante o bom funcionamento do organismo.
Como consumir uvas no dia a dia?
As uvas são cheias de benefícios, mas, assim como qualquer outro alimento, é preciso consumir com moderação. Dê preferência para comer a fruta da forma mais natural possível. Dez unidades ou um cacho pequeno por dia são o duficiente.
No caso de bebidas, o suco integral é o mais indicado. Evite versões com excesso de açúcar e conservantes na composição. De forma geral, a fruta só deve ser consumida com mais cautela por quem tem diabetes e problemas renais. A quantidade e frequência devem ser indicadas por um profissional.
Veja mais
Coloque a uva no congelador e suas festas nunca mais serão as mesmas!
Guia dos tipos de banana: saiba diferenciar nanica, prata, maçã, ouro e da terra e aprenda quando usar cada uma